Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 21 de Agosto de 2025

Menu

Sinop

Presidente da Câmara rebate: “Não haverá aumento no número de vereadores”

Mauro Garcia critica boatos espalhados em rede social por ex-presidente da Câmara

Política | 28 de Junho de 2016 as 11h 19min
Fonte: Jamerson Miléski

O presidente da Câmara de vereadores de Sinop, Mauro Garcia (PMDB), dedicou o pequeno expediente da sessão dessa segunda-feira (27), para rebater e criticar postagens feitas no Facebook ao longo do final de semana. Uma foto de Mauro foi utilizada para ilustrar um post referente a um projeto de lei que aumentaria o número de vereadores na Câmara, de 15 para 19. “É uma divulgação mentirosa. Não existe nenhum projeto nessa Casa que proponha o aumento no número de vereadores”, criticou.

Mauro ainda atacou, de forma velada, o ex-presidente da Câmara no ano de 2003-2004, Altair Cavaglieri, a quem creditou a autoria da postagem. “Agora sei porque seu apelido é ‘Narizão’, porque mente demais”, discursou o presidente, citando o pseudônimo conferido à Altair pela extinta Coluna do Lobó, um espaço de crônicas políticas do antigo Jornal Capital. “Aqui não tem nada escondido debaixo do tapete, diferente da época que esse sujeito era presidente”, completou Garcia.

O presidente da Câmara enfatizou que a votação do número de vagas no legislativo municipal para o mandato 2017-2020 precisa ser aprovado até o dia 20 de julho, quando começa o período das convenções. Segundo Mauro, o único projeto referente a matéria que está em tramitação prevê justamente a manutenção do número de vereador, permanecendo as 15 cadeiras.

O projeto de lei em questão foi encaminhado para as comissões competentes da Câmara no dia 6 de junho. O documento é assinado pelos vereadores Carlão Coca-cola (PTB), Fernando Brandão (PR), Mauro Garcia (PMDB) e Negão do Semáforo (PTB). “Ninguém nessa casa manifestou vontade de aumentar o número de vereadores. O que foi publicado é mentira, por isso convido a população para acompanhar a votação desse projeto na próxima segunda-feira”, pontuou Mauro.

Pela legislação, Sinop poderia comportar em sua Câmara municipal até 19 vereadores. Nos bastidores os favoráveis ao aumento no número de cadeiras da casa de leis vinham propondo uma Câmara com 17 vereadores para a legislatura 2017-2020. A medida seria um meio termo entre a formação atual e o máximo amparado por lei. O principal argumento dos defensores do aumento no número de vereadores é a diversidade representativa no poder legislativo. A ideia é de que, com mais cadeiras, seja mais fácil partidos pequenos terem pelo menos um representante eleito.

Mas o “meio termo” não prosperou. A maioria dos vereadores tem se posicionado pela manutenção no número de cadeiras, o que tem sido estimulado pelas entidades de classe.

Após diversas migrações de partido nos últimos meses, hoje o Poder Legislativo é composto por 5 vereadores do PMDB, 4 do PR, 2 DEM, 2 PTB, um do PP e um do PSDB.