Sinop
Prefeitura recorre e retorno de vereador cassado é adiado
Se a decisão não for reformada, Fernando Brandão deve assumir na próxima segunda-feira
Política | 14 de Novembro de 2017 as 11h 10min
Fonte: Jamerson Miléski

A decisão favorável em primeira instância não foi suficiente para garantir o retorno de Fernando Brandão (PR), ao cargo de vereador. Cassado pela Câmara de Sinop no dia 14 de agosto, Brandão obteve na semana passada uma decisão judicial, expedida pelo juiz Mirko Gianotte, o inocentando das acusações e garantindo o seu retorno para o legislativo municipal. A retomada do cargo, aguardada para esta segunda-feira (13), não aconteceu.
Isso porque o executivo municipal (prefeitura), adiou a notificação da Câmara. “Aguardamos a notificação da prefeitura para cumprir a decisão judicial. O vereador [Brandão], deve assumir na próxima sessão se não houver uma decisão contrária”, declarou o presidente da Câmara, Ademir Bortoli (PMDB).
Na sexta-feira (10), o procurador jurídico da prefeitura, Marcel Vieira, ingressou com um pedido de efeito suspensivo, recorrendo ao Tribunal de Justiça para reformar a decisão em primeira instância, evitando a posse imediata do vereador afastado. Entre as alegações, o procurador argumentou que o segundo suplente do partido, vereador Remídio Kuntz, havia tomado posse, inclusive com toda a sua assessoria parlamentar. “Determinar o retorno do autor neste momento, com uma sentença capenga que cabe recurso em seu duplo efeito, é realmente uma afronta à legislação e à Casa de Leis”, pontuou o advogado na ação.
O procurador insiste que o magistrado cometeu uma afronta ao Princípio da Separação dos Poderes com sua decisão, algo que já havia sido alegado nas fases iniciais desse processo, quando Brandão havia conseguido uma liminar que adiou a sessão de cassação. “Não restam dúvidas que o presente requerimento preenche os requisitos legais, uma vez que seu indeferimento causará prejuízos ao requerido, no qual se encontra cerceado no seu direito de defesa, ante a prolação de sentença ultra petita”, pontua o recurso.
A decisão que a procuradoria busca reformar foi expedida pelo juiz da 5ª vara da comarca de Sinop. Nela o magistrado determina o imediato retorno de Brandão ao cargo de vereador, bem como o pagamento do seu salário pelo período que ficou afastado da função.
Notícias dos Poderes
Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02