Sinop
Prefeitura fará diagnóstico de servidores afastados das funções
Levantamento começa pela maior folha do município: a secretaria de Educação
Política | 24 de Agosto de 2017 as 14h 32min
Fonte: Redação com Assessoria

A Prefeitura de Sinop começa a estudar e reavaliar a situação funcional de cada servidor que compõe o quadro do Executivo Municipal. Ainda no mês passado, a prefeita Rosana Martinelli (PR) criou uma comissão especial para a realização de estudos técnicos com o objetivo de avaliar, individualmente, as readaptações funcionais dos servidores públicos municipais.
De acordo com a secretária de Administração, Anna Dias da Costa, esse diagnóstico será desenvolvido, primeiro, na Secretaria de Educação, um dos maiores setores da administração pública municipal de Sinop. O setor que, hoje, envolve, também, a Cultura e o Esporte, conta com cerca de 2,3 mil servidores.
A proposta é sair na frente de qualquer medida que órgãos reguladores, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), possam impor. O TCE, por sua vez, já fez apontamentos em municípios como Várzea Grande e Cuiabá. Sinop sai na frente, cria sua própria comissão de avaliação e se antecipa.
A secretária ilustra o seguinte: um professor que está em readaptação funcional, ou mesmo, afastado de suas funções por algum motivo de doença, quando avaliado por uma junta médica, poderá retornar para a sala de aula com o auxílio de um monitor, por exemplo. “Aquele professor que está fora de sala de aula porque não consegue mais escrever no quadro, retornará às suas funções com o auxílio de uma outra pessoa que suprirá sua deficiência”.
A junta médica, que será formada por profissionais de várias especialidades, como médico cardiologista, médico do trabalho, médico psiquiatra, será composta através de Decreto Executivo e terá o poder, inclusive, de promover a aposentadoria compulsória por invalidez. Essas mudanças estão amparadas pela Lei Municipal 254/93, Lei, esta, que institui o regime jurídico dos servidores públicos civis do município de Sinop.
Esta Lei prevê que o servidor que for julgado incapaz de exercer sua função pública poderá ser aposentado por invalidez. Por outro lado, também prevê, em seu Art.38, o servidor poderá ser efetivado no cargo diverso ao que ocupa desde que não haja divergência de proventos, ou seja, sem que seja necessária equiparação salarial. Permanece o seu salário da função inicial, pela qual ele foi efetivado em concurso.
Todos esses preceitos também obedecerão a Lei Previdenciária Municipal (2295), responsável por reger os casos de aposentadoria, sejam compulsórias ou não.
O trabalho de análise e identificação dos casos específicos do setor da Educação já começou. O próximo passo é a nomeação da junta médica oficial, decretada pela prefeita e, posteriormente, o início das perícias.
Notícias dos Poderes
Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37