Saúde
Prefeita avança discussão para Sinop assumir o contrato com o Santo Antônio
Proposta é transmitir a responsabilidade do Estado para o município
Política | 24 de Janeiro de 2018 as 10h 10min
Fonte: Redação com Assessoria

A prefeita Rosana Martinelli (PR) recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (23), as equipes técnicas das secretarias de Saúde do Estado e do Município e representantes do Escritório Regional, para discutirem sobre a possibilidade de o município assumir o contrato com o Hospital Santo Antônio, que presta atendimentos de obstetrícia e oncologia em Sinop.
“Foi muito produtiva, porque eles nos passaram a possibilidade de nós assumirmos o contrato. Ficaram de passar as informações de como são os números do contrato até sexta-feira e depois no dia 8 (fevereiro) sentarmos de novo para avaliarmos. Nesse período vamos analisar essa possibilidade, verificar o processo de licitação, se as empresas tem capacidade de assumir”, explicou a prefeita.
O Hospital Santo Antônio é a única unidade em Sinop que presta atendimentos de oncologia e obstetrícia para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, segundo a prefeita, o objetivo é garantir que os atendimentos não sejam suspensos. “Vamos avaliar toda a situação diante dos números e também queremos garantia de repasses por parte do Estado. Temos recursos federais que estamos pleiteando que venham direto para o município, mas tem a contrapartida do Estado e é essa preocupação. Como está havendo esses atrasos, qual garantia que teremos por parte do estado, do pagamento? O município já faz sua parte e cuida da atenção básica e a média e alta complexidade é responsabilidade do Estado”, reforçou Rosana.
Segundo a secretária adjunta de Políticas e Regionalização da SES-MT, Maria José Vieira da Silva, o objetivo é que Estado e Município encontrem juntos formas de garantir os atendimentos em Sinop. “O hospital passa por alguns momentos de suspensão do atendimento e a reunião foi no intuito de encontrarmos juntos, estado e município, uma solução para esse problema para a população não ficar desassistida, como ocorreu em alguns momentos de suspensão de atendimento”, pontuou.
A principal preocupação do município é quanto aos atendimentos de obstetrícia. Para o secretário Municipal de Saúde, Arnaldo Catelan, os trabalhos são para que sejam encontradas soluções a longo prazo. “É uma reunião muito importante, porque aqui a gente começa a traçar metas para o futuro, para não fazermos mais o paliativo, fazer as situações definitivas. Definir um fluxo para esses atendimentos”.
Até o final da semana as equipes da Secretaria de Estado se comprometam a repassar ao município os dados referentes à atendimentos, custos, contratos e empresas prestadoras de serviços, para que a Prefeitura faça avaliações sobre a capacidade financeira, caso venha assumir o contrato.
Notícias dos Poderes
Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02