Expectativa X Realidade
Pesquisa Real Dados errou todas previsões na última eleição
Estimativas do instituto para governador, senador e até presidente não se confirmaram nas urnas
Política | 31 de Outubro de 2020 as 14h 35min
Fonte: GC Notícias

Um dos mais tradicionais institutos de pesquisa de Sinop, a Real Dados, errou em todas as projeções que fez para a eleição anterior – no ano de 2018. As pesquisas de intenção de voto para governador, senador e até para presidente da República não chegaram perto da realidade no dia que as urnas foram abertas. Em suma, a pesquisa Real Dados apontava um comportamento do eleitor de Sinop que não se confirmou no dia da eleição.
Começando com a pesquisa para governador, registrada com o número 07720/2018. A Real Dados afirmava que 25,4% dos eleitores de Sinop votariam em Mauro Mendes (DEM), para governador. Quando as urnas do município foram abertas, Mendes totalizou 57,16% dos votos. A mesma pesquisa apontava Wellington Fagundes com 21% e Pedro Taques com 9%. Os candidatos totalizaram 25,87% e 12,78% respectivamente.
Para o Senado, a Real Dados também errou. Conforme o instituto, o candidato com mais intenções de voto entre os sinopenses era o ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB). A Real Dados dava 24,1% dos votos. Leitão de fato fez 24,1% dos votos – mas ficou longe de ser o mais votado. No eleição passada, 33,5% dos sinopenses escolheram a senadora Selma Arruda (PSL) – que na pesquisa aparecia apenas com 4,4%. Carlos Fávaro, que pela Real Dados tinha apenas 5,3% dos votos, foi o terceiro mais votado em Sinop, com 11,3%. Adilton Sachetti, que na pesquisa tinha 2,9%, acabou com 11,09% dos votos em Sinop.
Mas o principal degrau entre a pesquisa e a realidade foi na eleição para presidente da República. Essa amostragem não foi tornada pública – já que não havia legalidade em apresentar uma pesquisa para presidente apenas com os eleitores de Sinop. No entanto, na mesmo pesquisa para governador e senador, o instituto também questionou os eleitores sobre seu voto para presidente.
O resultado colhido pela Real Dados foi que 29,6% dos eleitores de Sinop votariam em Jair Bolsonaro (PSL). Em segundo lugar estava Ciro Gomes (PDT), com 7%. Quando as urnas foram abertas, Bolsonaro totalizou 70,72% dos votos – duas vezes mais do que a pesquisa havia previsto. O segundo colocado não foi Ciro, mas Fernando Haddad (PT), com 14,6% dos votos. Ciro fez apenas 5,2% dos votos.
Menos preciso
As pesquisas para deputado estadual são menos precisas – uma vez que existe um número grande de candidatos na disputa. Mesmo assim, a Real Dados não conseguiu esboçar uma previsão do cenário.
Na pesquisa MT 07720/2018, para deputado estadual, os dois candidatos com mais intenções de voto eram Silvano Amaral (MDB) e Dilmar Dal’Bosco (DEM) – ambos com 6%. Quando as urnas foram abertas, o candidato a deputado estadual mais votado em Sinop foi Ícaro Severo, com 7.018 votos – 11,59% do eleitorado local. Na pesquisa Real Dados Ícaro apareceu com 3,2% dos votos.
Mas a principal falha foi não detectar o segundo deputado mais votado no município. Sérgio Ribeiro, hoje candidato a prefeito de Sinop pelo PSL, fez 5.950 votos na última eleição – cerca de 9,82%. Na pesquisa Real Dados ele sequer aparecia.
Notícias dos Poderes
Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49