Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 22 de Julho de 2025

Menu

Eleição 2020

Pesquisa aponta favoritos para eleição de prefeito em Sinop

Ex-prefeito é o preferido do eleitorado em todos os cenários simulados

Política | 23 de Dezembro de 2019 as 12h 50min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

O sinopense já tem uma ideia de quem será o seu candidato – e em quem não votará de forma alguma – na eleição do próximo ano. Para medir o comportamento do eleitorado, o site GC Notícias, em parceria com a empresa Ética Instituto de Pesquisa, realizou um levantamento junto à população de Sinop.

A pesquisa ouviu 471 pessoas entre os dias 14 e 15 de dezembro. A amostragem com método Survey, percorreu os bairros de Sinop, fazendo entrevistas presenciais. A margem de erro é de 5,5%.

Na modalidade espontânea – em que não são fornecidos nomes dos possíveis candidatos – a maioria do eleitorado não soube dizer em quem irá votar: 60,7% não responderam.

O nome mais lembrado na espontânea foi do ex-prefeito de Sinop e atualmente deputado federal, Juarez Costa (MDB). Ele foi apontado por 17,4% dos entrevistados. O segundo nome na pesquisa foi do ex-deputado federal Roberto Dorner (PSD), com 8,9%. A prefeita de Sinop Rosana Martinelli (PL), foi lembrada por 4,9% dos eleitores ouvidos. O ex-prefeito de Sinop e ex-deputado federal, Nilson Leitão (PSDB), recebeu 1,1% das intenções de voto.

Outros 18 nomes foram citados pelo eleitorado, todos com menos de 1% das intenções de voto. O médico e ex-senador Jorge Yanai (MDB), o vice-prefeito Gilson de Oliveira (MDB), e o ex-vereador Dalton Martini (PP), foram lembrados por 0,8% dos entrevistados. Da atual Câmara, Ademir Bortoli (MDB), e Adenilson Rocha (PSDB), tiveram 0,6%. O advogado e ex-presidente da OAB Sinop, Felipe Guerra, e o ex-prefeito de Sinop, Adenir Barbosa, tiveram 0,4%.

 

Nomes na mesa

Para afunilar a opinião do eleitorado, o Instituto Ética fez uma pesquisa estimulada – em que são apresentados nomes dos possíveis candidatos. Os nomes apresentados levam em conta as mobilizações políticas, as principais lideranças conhecidas da cidade e o desempenho na pesquisa espontânea.

Na estimulada, Juarez Costa é o favorito com 29,7%. Em segundo lugar está Roberto Dorner, com 25,1%. Para 20% dos entrevistados, seu voto não será creditado para nenhum dos nomes apresentados. Outros 12,1% não souberam ou não quiseram responder. A atual prefeita, Rosana Martinelli, foi escolhida por 8,9% dos eleitores. Na lanterna está Dalton Martini com 4,2%.

O Instituto também fez simulações, afim de testar os confrontos diretos entre os favoritos. No cenário em que o prefeito anterior confronta sua sucessora, vitória ampla de Juarez. O ex-prefeito foi escolhido por 49,5% dos eleitores, contra 11,9% que preferiram Rosana. 27,8% disseram que não votariam em nenhum e 10,8% preferiram não responder.

Em todos os levantamentos feitos Juarez Costa lidera a aprovação do eleitorado. No confronto direto com Roberto Dorner (caso a eleição tivesse apenas esses dois candidatos), Juarez anotou 41,2% contra 31,4% do empresário do chapéu. Nesse cenário, 16,3% disseram que não votariam em nenhum e 11% não responderam.

Juarez também venceria Dalton Martini em um confronto direto. O deputado anotou 47,8% das intenções contra 15,5% de Dalton. 24,2% não votariam em nenhum dos dois e 12,5% não responderam.

 

Juarez fora da disputa

Para simular uma eleição em que o ex-prefeito Juarez Costa não seja candidato, outros cenários foram testados na pesquisa. Em um confronto Dorner x Rosana, o ex-deputado anotou 48,8% contra 14,6% da atual prefeita. 25,3% não votaria em nenhum dos dois e 11,3% não responderam.

A prefeita também perderia em um confronto direto com Dalton Martini. O ex-vereador registrou 36,5% das intenções de voto nesse cenário, contra 18,7% de Rosana. 31,4% não votaria em nenhum e 13,4% preferiram não opinar.

Por fim, no cenário Dorner x Martini, a vantagem seria do ex-deputado, com 43,7% contra 16,1% para o ex-vereador. Uma parcela de 27,2% declarou que não votaria em nenhum e 13% não opinaram.

 

Rejeição e reprovação

O desempenho ínfimo da atual prefeita Rosana Martinelli no cenário pré-eleitoral de 2020 é explicitado também na pesquisa de avaliação do seu governo e na rejeição dos candidatos.

Rosana acumular a maior rejeição entre os nomes pesquisados para assumir a prefeitura na próxima eleição: 35,7% não votariam nela de forma alguma. Uma parcela de 22,3% não respondeu e 15,7% declarou que não votaria em nenhum desses candidatos.

O ex-prefeito Juarez Costa tem uma rejeição de 11,5% dos entrevistados e Roberto Dorner 9,8%. Dalton é o menos rejeitado, com 5,1%.

Além da rejeição, Rosana também acumula uma avaliação ruim do seu governo. 65,6% dos entrevistados declararam que não aprovam a atual gestão municipal. Outros 25,5% aprovam a gestão e 8,9% não responderam.