Concessão
Pedro Satélite discute em Brasília concessão da BR-163 e implantação da ferrogrão
Política | 03 de Março de 2016 as 17h 53min
Fonte: Disney de Paula

A privatização do trecho de 976 quilômetros da BR-163/230/MT/PA, ligando Sinop (MT) ao Porto de Miritituba (PA), foi debatida em audiência no Ministério dos Transportes em Brasília. O deputado Pedro Satélite (PSD) e o senador Wellington Fagundes (PR) demonstraram ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, a preocupação em garantir que o edital, previsto para ser publicado pelo ministério no primeiro semestre de 2016, contemple no primeiro ano de concessão, a duplicação da Serra do Cachimbo, na divisa de MT/PA, e a execução de obras de infraestrutura no perímetro urbano de três cidades mato-grossenses.
“Como já coloquei nas audiências públicas realizadas no início do ano, e disse aqui ao ministro, a duplicação do trecho da Serra do Cachimbo e dos 30 quilômetros abrangendo Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte, é um ponto que deve constar no edital, e não abrimos mão disso. Exigimos também a construção de viadutos, passarelas e uma ciclovia de 6 quilômetros entre Peixoto de Matupá, onde o fluxo de pessoas é maior”, declarou Satélite.
O mesmo entendimento tem o senador Wellington Fagundes. “Existe uma determinação muito forte da classe política para garantir que a obra saia do papel. Nós temos agora que somar esforços, buscando a melhor solução para atender a nossa demanda por infraestrutura sem esquecer as pessoas que vivem na região”.
O vice-prefeito de Guarantã do Norte, Marcelo de Castro Souza, também esteve na audiência, e se mostrou preocupado com a implantação de uma praça de pedágio entre as cidades de Matupá e Guarantã. “temos que discutir melhor se esse é o ponto ideal, da forma que está eu não aceito”, declarou.
Ao final do encontro o ministro Antônio Carlos, sugeriu que seja marcada para os próximos dias, uma ampla reunião com a classe política de Mato Grosso, técnicos do ministério, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e representantes das empresas interessadas em participar do certame para discutir a viabilidade de atender as demandas apresentadas sem que haja impacto no valor da tarifa.
Os investimentos previstos para a BR-163, trecho MT/PA somam R$ 6,51 bilhões e o período de exploração pode chegar há 30 anos. Paralelo a concessão da rodovia, já se discute também a implantação de uma ferrovia, chamada de ferrogrão, ligando Lucas do Rio Verde (MT) ao Porto de Miritituba (PA). Ambas integram o programa de investimento em logística do governo federal.
Notícias dos Poderes
Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30Em 1ª votação, Assembleia aprova projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em MT
21 de Agosto de 2025 as 13h20Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09