Sinop
Partidos deverão indicar nomes para compor a CPI da Usina
Composição da comissão será feita na próxima segunda-feira
Política | 18 de Setembro de 2018 as 11h 47min
Fonte: Jamerson Miléski

A presidência da Câmara de vereadores de Sinop acatou, nessa segunda-feira (18), o pedido de instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para apurar alguns procedimentos realizados pela concessionária da Usina Hidrelétrica de Sinop. A composição da comissão deverá ocorrer na próxima segunda-feira (24).
Na sessão de ontem, o presidente Ademir Bortoli (MDB), pediu para que os partidos indicassem seus representantes para a CPI. Joacir Testa (PDT) e Leonardo Viseira (PP), que são os únicos vereadores das suas siglas, já foram nominados. Cabe ao MDB e PR indicar um membro cada. A dúvida ficou a cargo do PSDB. O partido possui 4 cadeiras na Câmara de Sinop. No entanto, no momento, 3 estão licenciados e suas vagas estão sendo ocupadas por suplentes do DEM. Bortoli incumbiu o único integrante do PSDB investido no cargo, Luciano Chitolina, de tratar junto aos demais vereadores da sigla a indicação do membro que irá integrar a CPI.
O pedido de instalação da CPI foi proposto na última semana pelo vereador de Sinop, Remídio Kuntz (PR). O documento, assinado por 14 vereadores, levanta suspeitas sobre dois procedimentos realizados pela empresa que executa as obras da Usina Hidrelétrica de Sinop. Remídio questiona se a empresa possui autorização para fazer a remoção de cascalho ao longo da área de impacto, próximo a Gleba Mercedes. O solo laterítico está sendo empregado na recuperação de estradas ao longo do assentamento.
Outro ponto levantado no documento é o aterramento dos resíduos vegetais extraídos pela empresa. Conforme o vereador, a madeira resultante da supressão vegetal feita pela usina na área do lago está sendo enterrada. Remídio afirma que grandes quantidades de tora já foram soterradas e locais que, com o enchimento do lago, ficarão debaixo d’água. O vereador questiona se o procedimento é ambientalmente correto.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00