Sinop
Para vereadores, empresa de ônibus está deitada no contrato de concessão
Legisladores criticam estrutura do transporte coletivo que ficou parada na Sinop de 2004
Política | 22 de Agosto de 2017 as 09h 03min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop aprovou nesta segunda-feira (21), em regime extra-pauta, um requerimento solicitando informações e documentos da Rosa Transportes. A empresa é a detentora da concessão pública para exploração do serviço de transporte coletivo no município. O requerimento solicita que a empresa informe o número de pontos de ônibus existentes, quantos são cobertos, quantas linhas de ônibus existiam em 2004 e quantas existem hoje, bem como o número de ônibus utilizados no transporte e quantos possuem ar condicionado e acessibilidade. Os vereadores também querem as informações contábeis, para saber qual é o faturamento mensal da Rosa Transporte e as certidões de que os devidos impostos estão em dia.
O pedido de informações veio acompanhado de uma saraivada de críticas. Segundo o vereador Leonardo Visera (PP), autor do requerimento, essa mesma solicitação já havia sido feita em fevereiro deste ano. No entanto, a empresa simplesmente ignorou o requerimento formal da Câmara. “Não houve sequer uma ligação”, pontuou.
Para Visera, a Rosa Transportes está “deitada” em um contrato de concessão firmado há 13 anos, e que tem validade de 25 anos, que já não reflete a realidade de Sinop. “Em 2004, quando esse contrato de concessão foi firmado, Sinop tinha uma expectativa de 90 mil habitantes. Hoje passam de 160 mil. É impossível admitir que as exigências colocadas em 2004 sejam as mesmas de hoje. Isso não compete mais com a realidade da cidade”, argumentou Visera.
O contrato de concessão foi firmado em 2004, tendo validade de exploração de 25 anos. Esse documento estabelece as metas de investimentos que a empresa deve fazer em troca do direito de exclusividade da exploração do serviço. À época, o contrato exigia que a empresa construísse 50 pontos de ônibus. “Isso é muito pouco”, afirma Visera.
O vereador Lindomar Guida (PMDB), também criticou o serviço. Segundo ele, o bairro Boa Esperança, um dos maiores de Sinop e que concentra a massa trabalhadora de Sinop, possui apenas um ponto de ônibus. “As pessoas, na seca, tomam sol, e na chuva tomam chuva. No [bairro]Sebastião de Matos e no Vila Mariana, não tem uma cobertura. Isso é descaso da empresa”, criticou.
Visera sugeriu que seja convocado uma reunião entre a Ager (Agência Reguladora de Sinop), a prefeitura e a empresa de transportes para abrir uma discussão sobre o contrato de concessão, estabelecendo novas metas de investimento para melhorar o serviço.
Notícias dos Poderes
Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37