Eleições 2018
Oposição articula candidatura de Wellington ao governo com Juarez Costa de vice
Projeto para majoritária aumenta a representação política de Sinop
Política | 28 de Março de 2018 as 11h 13min
Fonte: Jamerson Miléski

O nome mais sólido para disputar a candidatura ao governo do Estado, em oposição ao governador Pedro Taques (PSDB), é o do senador Wellington Fagundes (PR). Endossada por várias lideranças políticas, a pré-candidatura de Wellington para governador já soma o apoio do MDB, PT, PSB e PTB – além de uma aproximação com o DEM.
Além do PR, partido do senador, a principal alavanca para a candidatura de Wellington é o MDB. Várias lideranças do partido se pronunciaram esta semana pela candidatura do senador. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi (MDB), disse, durante um evento com o setor produtivo em Lucas do Rio Verde, que Wellington “vive um bom momento político” e que sua candidatura ao governo do Estado nasce de forma natural.
Posição que é reverberada com mais fôlego pelas lideranças estaduais do MDB. Para a deputada estadual Janaina Riva (MDB), a candidatura de Wellington é uma posição já tomada pelo partido. “O governo de Pedro Taques foi testado e reprovado. O próximo governador terá como maior desafio fazer gestão, enxugar gastos para fazer investimentos, na saúde, mas também na logística e infraestrutura. Wellington tem experiência de sobra e trânsito político”, pontuou Janaína.
Ao apoiar a candidatura de Wellington, o MDB abandona o projeto com o conselheiro do TCE, Antônio Joaquim, que juridicamente não conseguiu viabilizar sua candidatura. Para o presidente do MDB de Sinop, Jorge Yanai, a pré-candidatura de Wellington não é um estepe. “O senador tem trabalhado com esse projeto desde 2017. Wellington acredita que uma candidatura para governador não pode se só de uma pessoa. Precisa ser de um grupo, fruto de um anseio maior da população. A candidatura de Wellington não atropelou ninguém. É algo que nasce da coletividade. Ele não está preparado apenas para disputar a eleição, mas para governar Mato Grosso”, pontuou Yanai.
Enquanto alicerça a candidatura de Wellington, o MDB também oferece um dos seus quadros para compor a majoritária. O ex-prefeito de Sinop, Juarez Costa (MDB), tem sido o preterido para compor como vice-governador. Nome que é defendido com entusiasmo por Janaína. “Juarez é um nome do MDB que está sub-utilizado. Ele está entre os 10 melhores prefeitos do país, fez uma gestão em Sinop que é referência e mostrou que tem muito a contribuir com o Estado. Mato Grosso precisa de alguém com experiência em fazer gestão, que é algo que Taques não tinha. Juarez pode aplicar no Estado o que fez em Sinop”, defendeu a deputada.
Para Yanai, a consolidação de Juarez como vice é especialmente vantajosa para Sinop e o norte do Estado. Se o projeto da oposição tiver êxito, além de ter o ex-prefeito dentro do governo do Estado, Sinop terá um senador. Yanai é o primeiro suplente de Wellington e assumiria automaticamente a cadeira no Senado nos próximos 4 anos. “Wellington é um político municipalista, visão que também compartilho. Com Juarez dentro do governo, compondo na gestão e um senador que vive e conhece o Norte do Estado, essa região seria politicamente favorecida”, analisa Yanai. Para o suplente, a gestão de Juarez em Sinop o qualifica para o cargo. “Ele teve dois mandatos como prefeito fazendo uma administração invejável. Juarez é hoje um dos melhores quadros do MDB no país”, completou.
A mesma posição do dirigente municipal já foi externada pelo presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra. Em fevereiro desse ano, quando o partido falava sobre o projeto de Juarez Costa para deputado estadual, Bezerra disse que “ele pode ser candidato do que quiser”.
Essa não será a primeira vez que o senador buscará um nome em Sinop para compor seu projeto político. Wellington, no entanto, ressalva que a definição do seu vice é algo deve derivar do diálogo. “O Juarez Costa eu conheço muito bem. Foi um excelente prefeito em Sinop, mas a decisão é do fórum dos partidos. Tenho autorização para conversar com todos os segmentos partidários e com a sociedade mato-grossense. Não vou decidir sozinho. Quero decidir em conjunto e os nomes apresentados serão levados a todos que fazem parte do projeto político”, declarou Wellington na abertura do encontro do PR para debater o processo eleitoral de outubro, realizado na tarde desta segunda (26), no Delmonde Hotel, em Cuiabá.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21