Decisão
Nilson Leitão é inocentado da acusação de superfaturamento de obra
STF entendeu que não haviam provas do superfaturamento
Política | 07 de Junho de 2017 as 10h 30min
Fonte: Jamerson Miléski

O deputado federal e ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB) foi inocentado pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal. O julgamento foi realizado na tarde desta terça (6), e a decisão foi unânime. Na Ação Penal 985, Nilson Leitão era acusado de superfaturamento e sobreposição de contratos em obras de asfaltamento em Sinop, durante o seu mandato de prefeito. Leitão respondia as acusações de crime de responsabilidade por desvio ou apropriação de bem público.
A denúncia foi movida pelo Ministério Público Federal que acusou o ex-prefeito de suposto superfaturamento, na ordem de R$ 2,9 milhões, em obras de asfaltamento e drenagem das ruas Colonizador Enio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho, paralelas a rodovia BR-163 executadas com recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Ao longo do processo a defesa de Leitão apresentou laudos atestando que os valores estavam de acordo com o preço de mercado para obras daquela natureza, tendo inclusive especificações a maior do que outras utilizadas como parâmetro para formular a acusação.
A decisão unânime do STF foi calçada nos termos do art. 386, II, do Código de Processo Penal, seguindo os termos do voto do Relator. A legislação citada versa que “O juiz absolverá o réu, mencionando a causa na parte dispositiva, desde que reconheça: II - não haver prova da existência do fato”.
A obra em questão foi executada através de um convênio firmado com o DNIT no ano de 2002. Na acusação, o MPF listou que o mesmo trecho já havia recebido uma obra da mesma natureza, referente a um convênio do ano de 1996. A empresa contratada para executar a obra foi a Agrimat Engenharia, que também figurou como réu na ação. A ação foi movida no ano de 2009, através da 1ª vara da Justiça Federal de Sinop. Após a eleição de Nilson Leitão como deputado federal, em 2010, o processo foi elevado para o STF, devido ao foro privilegiado. Outros 5 réus na ação continuam respondendo ao mesmo processo na primeira instância.
Notícias dos Poderes
Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00