Sem fundo
MP investiga Taques por desvio do Fundo para Erradicação do Trabalho Escravo
Segundo denúncia, há 2 anos que o Governo não cumpre a lei e deixa de repassar verbas
Política | 27 de Fevereiro de 2018 as 16h 42min
Fonte: Redação

A promotora de Justiça Audrey Ility abriu investigação contra o Governo do Estado. De acordo com a Portaria 03/2018, que instaurou a investigação, desde 2016 o Estado não repassa o recurso destinado ao Fundo de Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso.
O dinheiro arrecadado via Judiciário e Ministério Público do Trabalho, segundo a denúncia, é encaminhado para a Fonte 100, contrariando o que determina a Lei Estadual nº9.291/2009 e regulamentado pela Instrução Normativa Estadual 001/2012.
O repasse direto a Fonte 100, segundo a portaria, estaria em contrariedade ao artigo 2º da Lei Complementar Estadual nº 380/2009 e Decreto Estadual 855/2017, "sendo portanto, utilizadas indevidamente pela Secretaria de Estado de Justiça e Direito Humanos (Sejudh)".
Além disso, a promotora relatou que em reunião na sede da Promotoria de Justiça em Cuiabá, integrantes da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo relataram que a secretaria "utilizou as verbas do FETE (Fundo de Erradicação do Trabalho Escravo), concluindo-se que esta utilização, em tese, indevida compromete as atividades, os projetos e a própria finalidade da referida Comissão Estadual".
Parte dos documentos que alicerçaram a investigação foram entregues pela procuradora do trabalho em Mato Grosso, Lys Sobral Cardoso.
Entre as determinações contidas na portaria está o pedido de esclarecimento por parte do governo da utilização indevida do recurso e o montante arrecadado pelo fundo.
Problema nos fundos de Taques
O FETE é o terceiro fundo da atual administração que é alvo de denúncia. Na Assembleia Legislativa estão sob investigação a utilização indevida dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab), por parte do Governo Taques. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada para analisar a aplicação e uso dos recursos.
Notícias dos Poderes
Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02