Sinop
Menos de 28% aprova o trabalho da Câmara de Vereadores
Pesquisa de opinião mostra falta de prestígio do poder legislativo de Sinop
Política | 24 de Maio de 2019 as 17h 54min
Fonte: Jamerson Miléski

Pouco mais de um quarto dos sinopenses aprova o desempenho dos atuais vereadores do município. É o que mostrou a pesquisa de opinião pública realizada pelo GC Notícias em parceira com a Ética Instituto de Pesquisa. Dos 434 cidadãos de Sinop ouvidos, apenas 27,9% consideraram como “positivo” o trabalho da Câmara de vereadores.
Para 42% dos entrevistados, o desempenho dos vereadores de Sinop é negativo. 27,6% disseram que o trabalho feito pela Câmara é “Ruim”. Outros 15,4% classificaram como “Péssimo”. Em contraponto, 26,5% dos ouvidos disseram que a atuação da Câmara é “Boa”. Apenas 1,4% consideram o poder legislativo “Ótimo”.
O resultado da avaliação mostra que uma fatia considerável da população simplesmente não se interessa pelo trabalho dos vereadores. Foram 29% dos entrevistados que não souberam ou não quiseram avaliar o desempenho dos vereadores de Sinop.
Assim que os entrevistados respondiam sua impressão sobre a Câmara de Sinop – dizendo se o trabalho é bom, ruim, péssimo ou ótimo – o pesquisador questionava o motivo da avaliação. 41,5% não souberam responder o porquê da aprovação ou mesmo da rejeição.
Também há a impressão de que os vereadores trabalham pouco. 16,2% das pessoas entrevistadas disseram, espontaneamente, que os vereadores “não fazem nada”. Apenas 11,9% disseram que os vereadores estão “trabalhando”. Frases como “não ajudam”, “não atendem a população”, “não correm atrás de nada”, também foram bastante repetidas pelos cidadãos entrevistados.
Os vereadores mais bem avaliados
O GC Notícias também perguntou qual é o vereador de Sinop com melhor atuação. O desinteresse da população pela Câmara voltou a ser registrado nessa pergunta: 52,3% não souberam responder quem é o vereador com melhor desempenho.
Outros 15,4% dos entrevistados responderam “Nenhum”. Ou seja, 67,7% dos eleitores ouvidos não citaram o nome de nenhum vereador.
Apenas 1 a cada 3 sinopenses citou um vereador como sendo o que mais trabalha. Os mais lembrados foram dois vereadores do PSDB – atual oposição à prefeita Rosana Martinelli (PR). Adenilson Rocha foi citado por 6,7% dos entrevistados. Ícaro Severo ficou um pouco atrás, com 6% das menções.
Ambos são vereadores jovens, nascidos em Sinop, e que estão em seu primeiro mandato.
Em 3º lugar apareceu o comunicador Tony Lennon (MDB), com 5,1%. O piloto de motocross free style, Joaninha foi o 4º vereador mais lembrado, com 2,5%.
A pesquisa GC Notícias/Ética Instituto de Pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de maio. Foram entrevistados 434 moradores de Sinop. A técnica utilizada foi “Survey”, com questionário estruturado e campo amostral baseado nos dados do IBGE, de forma que os entrevistados reproduzam uma “amostra” condizente com a população de Sinop. A margem de erro da pesquisa é de 5,5%. O intervalo de confiança é de 95%.
A pesquisa realizada pelo GC Notícias conta com 29 perguntas, incluindo a avaliação da gestão da prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), do governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), dos vereadores, secretários municipais e deputados estaduais.
Ao longo da semana esses resultados serão divulgados em reportagens no nosso site e redes sociais com a #Pesquisa GC.
Notícias dos Poderes
Mauro Mendes: China recuou diante dos EUA, agora cabe ao governo Lula negociar solução
Para o governador de MT, Brasil precisa estabelecer diálogo direto com Washington diante da ameaça de taxas de 50%
25 de Julho de 2025 as 13h10Marçal é condenado à inelegibilidade pela terceira vez por ataques à adversários
24 de Julho de 2025 as 08h41Virginia Mendes admite disputar vaga na Câmara Federal, mas que decisão depende da família
22 de Julho de 2025 as 13h42Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41