Eleições 2020
MDB terá candidato para disputar a prefeito de Sinop
Deputado federal, suplente de Senador e ex-deputado são os principais quadros do partido
Política | 30 de Julho de 2019 as 16h 43min
Fonte: Jamerson Miléski

Faltando um ano e um mês para as próximas eleições municipais, os partidos já estão fazendo suas articulações políticas e apresentando possíveis nomes para o cenário de 2020. Em Sinop, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), pretende voltar a protagonizar a disputa para prefeito.
A posição é da cúpula do partido em Sinop e também uma orientação do diretório Nacional e Estadual. O projeto do MDB para 2020 é emplacar o maior número possível de prefeitos eleitos em um processo de fortalecimento da sigla em todo país.
Dos 36 anos de emancipação política-administrativa de Sinop, o MDB comandou a prefeitura de Sinop por 8 anos. Foram dois mandatos consecutivos, com Juarez Costa, entre 2009 a 2016.
Agora a pretensão do partido é voltar ao comando da gestão municipal. Decisão que racha o atual grupo político que está no poder. A atual prefeita, Rosana Martinelli (PR), foi vice-prefeita de Juarez, se elegeu com o seu apoio e com o MDB em sua base, que conquistou 5 das 15 cadeiras na Câmara de vereadores. Como está no primeiro mandato, Rosana deve alçar a reeleição, mas dessa vez sem o MDB.
Pelo menos 3 nomes figuram entre os principais quadros do partido que poderiam ser apontados como candidatos a prefeito. O principal deles é do ex-prefeito e atual deputado Federal, Juarez Costa. Dentro do seu grupo político, no entanto, existe um esforço para que Juarez continue como deputado federal, conclua seu mandato e se prepare para avançar na carreira política, mirando o Senado ou o Governo do Estado.
Se a decisão do MDB for conservar Juarez na Câmara Federal, o partido ainda dispõe de outros dois nomes: Silvano Amaral e Jorge Yanai.
Silvano foi secretário de Finanças na gestão de Juarez, se elegeu como deputado estadual e, após uma derrota na tentativa de reeleição foi convidado a assumir o cargo de secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso. É um político de perfil técnico, mas que já foi testado pelas urnas duas vezes – tendo êxito em uma.
Já Yanai tem uma ficha política um pouco mais extensa. Ele foi deputado estadual em 1990, integrando o grupo de lideranças políticas que ajudaram a viabilizar a ligação de Sinop à rede de energia elétrica (o popular Linhão). Em 2002 Yanai disputou a eleição para o Senado, como segundo suplente do senador Jonas Pinheiro – que morreu ao longo do seu mandato. No último ano, em 2010, Yanai assumiu a cadeira, tornando-se o primeiro senador da República de origem japonesa.
Antes disso, em 2008, ele disputou a eleição municipal, como vice-prefeito, contra Juarez Costa. Em 2014 voltou a concorrer ao Senado, dessa vez como primeiro-suplente de Wellington Fagundes (PR), que se elegeu.
Além de primeiro suplente de senador, Yanai também é o atual presidente do MDB. Como liderança partidária, ele concorda com o posicionamento da sigla de buscar o protagonismo da próxima eleição municipal. “Nesse momento, o que a cidade precisa é alguém capaz de preparar desde já Sinop para os próximos 20 anos. Ter uma gestão à altura da cidade”, declarou.
Quanto a indicação do seu nome para disputar a prefeitura, Yanai deixou claro que essa é uma decisão que será tomada pelo MDB em conjunto. “É dessa forma que o partido tem feito. Sempre pensando na cidade e no melhor projeto político”, completou.
Segundo o presidente da sigla, a decisão do MDB de ter uma candidatura própria em Sinop não vai significar uma imediata oposição a atual prefeita, Rosana Martinelli – eventual adversária no pleito do ano que vem. “Nós fazemos política de construção. Aquilo que foi tratado será cumprido até as eleições. Ela provavelmente terá a base do MDB para encerrar seu mandato, pelo menos até a eleição”, avalia Yanai.
A decisão da cúpula do MDB de investir em uma candidatura própria, explica Yanai, também tem fatores locais – que vão além do projeto político nacional. Para Yanai, que mora em Sinop há 40 anos, a cidade está em um momento determinante da sua história, em que a atuação do poder público é crucial para orientar o desenvolvimento e manter o progresso futuro. E o MDB julga ter os melhores quadros para fazer essa gestão. “Sinop não é mais para amador. A cidade precisa de alguém que seja capaz de realizar projetos, de ter ações rápidas, não só no dia a dia, mas para o futuro. O prefeito de Sinop precisa ir além de gerenciar. Precisa conquistar”, pontuou Yanai.
Além dos 3 nomes em evidência, o MDB também conta com os 5 vereadores Lindomar Guida, Maria José, Tony Lennon, Joaninha e Mauro Garcia, além do vereador eleito Ademir Bortolli atualmente no comando da Secretaria de Assistência Social. Nos próximos meses o partido deve buscar a filiação de novas lideranças, fortalecendo seu grupo para disputar as eleições.
Notícias dos Poderes
Mauro Mendes: China recuou diante dos EUA, agora cabe ao governo Lula negociar solução
Para o governador de MT, Brasil precisa estabelecer diálogo direto com Washington diante da ameaça de taxas de 50%
25 de Julho de 2025 as 13h10Marçal é condenado à inelegibilidade pela terceira vez por ataques à adversários
24 de Julho de 2025 as 08h41Virginia Mendes admite disputar vaga na Câmara Federal, mas que decisão depende da família
22 de Julho de 2025 as 13h42Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41