Texto único
Mato Grosso tem duas cadeiras na comissão que vai discutir a reforma tributária
Neri Geller e Wellington Fagundes são os nomes do Estado a encabeçar a reforma
Política | 19 de Fevereiro de 2020 as 17h 17min
Fonte: Redação

O Estado de Mato Grosso tem 2 representantes políticos entre os 50 membros da comissão mista que irá discutir a Reforma Tributária. A composição do grupo que fará a primeira análise do texto foi determinada na tarde desta quarta-feira (19). O deputado federal Neri Geller (PP) e o senador Wellington Fagundes (PL) são os membros de Mato Grosso na comissão. Nem todo Estado obteve representação, já que a formação levou em conta a proporcionalidade partidária.
O colegiado conta com 25 deputados federais e 25 senadores que deverão produzir um texto de unidade nas duas Casas. Os parlamentares terão o prazo de 45 dias para consolidar as propostas no Congresso.
Também ficou decidido que o presidente da comissão será o senador Roberto Rocha e o relator, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Ribeiro já é o relator da reforma tributária na comissão especial da Câmara (PEC 45/19). Outro texto sobre o mesmo tema também está em discussão no Senado.
Para Geller, participar da comissão da reforma tributária é um dos papeis mais importantes que qualquer deputado pode participar. “Para o Centro Oeste e para os estados que possuem produção agrícola, a reforma tributária é muito importante porque nós vamos trabalhar na regulamentação da Lei Kandir”, declarou Geller.
O deputado defende a manutenção da isenção de ICMS sobre a produção destinada à exportação, afim de manter a competitividade do país frente ao mercado internacional de commodities. “Ao mesmo tempo, a União precisa fazer a compensação para que Estados e Municípios tenham uma receita para investir na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na infraestrutura, para movimentar a economia e assim manter o agronegócio forte”, pontuou Geller. “É uma reforma estrutural”, completou.
A reforma tributária é uma proposta aguardada há décadas que foca na desburocratização e na simplificação. Toda a expectativa é de que a comissão consiga modernizar a legislação tributária do país, criando um texto sólido, prático e justo.
Notícias dos Poderes
Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49