Público-privada
Mato Grosso propõe que empresas acessem recursos do FDCO
Governo federal anunciou mais prazo para pagamento dos financiamentos
Política | 07 de Julho de 2016 as 09h 05min
Fonte: Redação com assessoria
O vice-governador Carlos Fávaro participou na manhã dessa quarta-feira (06) da 5ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco), no Banco do Brasil, em Brasília. Na pauta estava a aprovação de políticas de incentivos para a região Centro-Oeste. Faváro representou o governador Pedro Taques.
Durante a reunião, coordenada pelo ministro da Integração Nacional e presidente do Condel, Hélder Barbalho, Fávaro sugeriu que fosse acrescentado no decreto nº 8.067, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), a possibilidade de acesso ao fundo de empresas participantes de parcerias público-privadas.
O vice-governador argumenta que devido a crise e o momento difícil, os investimentos nos estados do Centro-Oeste precisam ser mais latentes. “Em um momento em que o Brasil enfrenta uma crise econômica, nos temos que flexibilizar e criar atrativos ao empresariado. Por isso, a proposta de acesso dos recursos pela parceria público-privada tem o apoio de Mato Grosso”, comentou.
O Governo Federal atendeu ao pedido dos governadores da região Centro-Oeste e anunciou que vai ampliar de seis para dez anos o prazo de pagamento dos financiamentos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). A ampliação do prazo vai facilitar a aquisição de maquinários e equipamentos para o setor pecuário e agroindustrial, além de contribuir para o desenvolvimento regional e geração de emprego e renda.
Ainda segundo Fávaro, as políticas devem incentivar o desenvolvimento rural e econômico nos estados da região e no Distrito Federal. De acordo com o vice-governador, esses incentivos servirão para verticalização da produção e Integração da Lavoura-Pecuária-Floresta.
Sobre a taxa de juros determinada pelo Conselho Monetário Nacional, Fávaro questionou quais seriam os parâmetros de carência e os percentuais aplicados, para que isso seja propagado aos empresários.
O superintendente da Sudeco, Cleber Ávila, apontou que a variação da taxa de juros é entre 9% e 11%, e a carência é sempre de um ano após a entrada em operação. O prazo máximo para execução de projeto seria de quatro anos, esclareceu. É possível ainda, conforme o superintendente, a participação de até 60% do valor do projeto, então qualquer projeto pode ser financiado. “O que vai definir isso é a localização do projeto”, explicou.
Nesse caso, as empresas e os produtores rurais que desejarem iniciar, ampliar ou modernizar atividades produtivas na Região podem solicitar o apoio do FCO para financiar seus empreendimentos com longo prazo de pagamento, e baixas taxas de juros.
Os secretários de Meio Ambiente dos Estados também foram convidados para acompanhar a reunião. Para o secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), André Baby, essa oportunidade é interessante para estabelecer o compromisso de que esses empreendimentos sejam viabilizados de forma célere.
Condel
Estão entre os interesses do Condel/Sudeco todas as diretrizes e ações voltadas para o desenvolvimento regional do Centro-Oeste, o que inclui a aprovação de planos e propostas de políticas públicas que priorizem as iniciativas voltadas para a promoção dos setores relevantes da economia da região Centro-Oeste.
Notícias dos Poderes
Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06