Articulação
Lideranças políticas tentam antecipar obras da BR-163 em Sinop
Prefeito, deputado e senador se reuniram com o diretor geral da ANTT para discutir o projeto
Política | 24 de Março de 2015 as 18h 12min
Fonte: Jamerson Miléski
O diretor geral da ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres), Jorge Basto, recebeu em seu gabinete, na tarde de hoje, terça-feira, o prefeito de Sinop, Juarez Costa, o deputado estadual Silvano Amaral e o senador da República, Wellington Fagundes. A reunião técnica foi para discutir as obras de infraestrutura previstas para o perímetro urbano de Sinop, que serão executadas pela concessionária da BR-163 – Rota do Oeste/Odebrecht.
Segundo o deputado Silvano Amaral, o principal objetivo é antecipar a execução dessas obras, previstas no cronograma da concessionária para 2019. “Apresentamos as estatísticas de fluxo de veículos, número de acidentes e vítimas, registrados nos perímetro urbano de Sinop, para justificar a necessidade de antecipar essas obras”, explica Silvano.
A pauta da reunião apresentou 6 pontos específicos. A solicitação de um viaduto entre o Alto da Glória e o Jardim Umuarama 2, a alteração do viaduto projetado para a avenida Foz do Iguaçu remanejando para a Avenida dos Tarumãs; o aumento da capacidade do fluxo do viaduto que conecta a Avenida Júlio Campos com a Alexandre Ferronatto; a implantação de um viaduto no prolongamento da Avenida das Palmeiras; a implantação de um viaduto na entrada da MT 423, que dá acesso a cidade de Cláudia; e um outro viaduto entre este e a intercessão da BR-163 com a MT-220.
O deputado afirmou que o diretor da ANTT já parecia ter conhecimento do assunto. “Ele se mostrou comprometido com nossas solicitações e ciente da inversão do tráfego para Santarém, o que deve aumentar muito o fluxo de veículos por Sinop. O viaduto na entrada de Cláudia foi praticamente descartado, mas o diretor ponderou a implantação de um contorno, com um grande trevo de acesso”, revelou o deputado.
Segundo Silvano, as demandas serão encaminhadas para o departamento técnico da ANTT, que deverá emitir um parecer nos próximos 60 dias. Será estudado a possibilidade de implantar uma nova frente de trabalho (a concessionária já possui uma no eixo Sul, próximo a Rondonópolis). “O estudo envolve a readequação do plano de metas e até o cálculo para cobrança da tarifa. É uma análise técnica, que a partir dessa reunião começa a ser feita”, enfatizou o deputado.
Nenhum compromisso sólido foi feito pelo diretor da ANTT. Além do deputado, o prefeito e o senador se comprometeram a acompanhar a demanda até que haja um desfecho.
Projeto apresentado
No dia 19, diretores da Rota do Oeste apresentaram o projeto com as obras de infraestrutura previstas para o trecho da BR-163 localizado no perímetro urbano de Sinop.
A empresa, que detém a concessão da rodovia pelos próximos 30 anos pretende construir na cidade mais 5 viadutos, além de passarelas e a duplicação da pista até o Camping Clube.
A primeira proposta apresentada pela Rota do Oeste contempla 40km de passagem urbana. As obras iniciam no Alto da Glória, na entrada sul da cidade, com a construção de um grande viaduto. No entroncamento com a MT-140, que dá acesso a cidade de Santa Carmem, será erguido um viaduto com dois módulos de rotatória, um sobre cada perimetral. Para o prefeito, a obra é importante para suportar o fluxo futuro, esperado com a conclusão dos 3 mil apartamentos do Residencial Nico Baracat, bem como os novos loteamentos em processo de instalação.
Outro viaduto foi projetado pela Rota do Oeste no entroncamento com a Avenida dos Flamboyants. No eixo norte, está projetado um viaduto no entroncamento com a perimetral Norte, próximo ao Parque de Exposições. O último grande viaduto previsto pela concessionária, o maior dos 5, é no entroncamento com a MT-220, que dá acesso a cidade de Juara. A obra ficará em frente ao Camping Clube, onde já existe um grande trevo e é o limite fim do trecho administrado pela concessionária.
Toda a extensão do perímetro urbano será duplicada, com as laterais pavimentadas, em um padrão similar ao existente no eixo sul de Sinop. Pelo menos 3 passarelas devem ser construídas a partir do próximo ano, nos pontos em que há travessia de alunos e fluxo intenso de pedestres.
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23