Eleições 2020
Justiça suspende divulgação de pesquisa feita pela Real Dados
Decisão aponta ausência de dados obrigatórios por lei
Política | 10 de Novembro de 2020 as 16h 51min
Fonte: Jamerson Miléski

O juiz eleitoral de Peixoto de Azevedo, Evandro Rodrigues, suspendeu a divulgação de uma pesquisa eleitoral elaborada pelo Instituto Real Dados – que tem sua sede em Sinop. A decisão expedida nesta terça-feira (10), atende a um pedido formulado pelo Ministério Público Eleitoral. Na sentença, o magistrado determina que o site que contratou a pesquisa (Só Notícias), retire a publicação do ar no prazo de 24 horas e que a coligação “O Trabalho Continua”, também pare de utilizar a pesquisa em seus programas eleitorais.
De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o instituto de pesquisa não apresentou ao processo a quantidade de pessoas entrevistadas em cada bairro. Para o MPE, faltam informações de natureza técnica na pesquisa.
O juiz eleitoral citou o site de registro de pesquisas eleitorais como evidência do pleito feito pelo MPE, concedendo a liminar.
A pesquisa foi divulgada no dia 26 de outubro, sob o registro MT-08247/2020. A amostragem apontava o favoritismo de um candidato com 48,1% e o segundo colocado com 27,1%. Em Peixoto, 6 candidatos disputam a prefeitura local. A sondagem da Real Dados teria entrevistado 258 eleitores.
Mais pesquisas
O instituto Real Dados, contratado pelo site Só Notícias, tem mais uma pesquisa registrada para cidade de Peixoto de Azevedo. Sua divulgação estava prevista para hoje, terça-feira (10).
Além da Real Dados, a justiça eleitoral também impugnou uma segunda pesquisa realizada no município, pelo Instituto Ângulo, que tem sede no Paraná. A decisão do magistrado foi “idêntica” ao caso Real Dados. No entanto, nessa amostragem do Instituto Ângulo, o resultado era diferente, invertendo o cenário apontado pela Real Dados.
Notícias dos Poderes
Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49