Sinop
Juiz nega liminar para suspender Taxa de Lixo
Ação proposta pelo vereador Dilmair Callegaro (PSDB) foi considerada infundada
Política | 09 de Abril de 2018 as 14h 45min
Fonte: Jamerson Miléski

O juiz da 6ª vara da comarca de Sinop, Mirko Gianotte, negou o pedido para suspender a taxa do lixo mediante liminar. A ação foi proposta pelo vereador Dilmair Callegaro (PSDB). Mirko não reconheceu a validade dos argumentos listados na ação civil pública e negou o provimento na última sexta-feira (6).
Na ação, Dilmair argumentou que os critérios adotados pela prefeitura de Sinop para calcular a taxa de lixo eram “injustos”, uma vez que utilizavam da metragem construída dos imóveis. Isso faria com que pessoas que produzem menos lixo (e portanto utilizam menos o serviço), pagassem mais por ter um imóvel maior.
A afirmação não foi reconhecida pelo juiz. Mirko citou a súmula vinculante 29, do Supremo Tribunal Federal, que delibera sobre a cobrança de taxa de lixo. O posicionamento do Supremo é que o município pode utilizar bases de cálculo próprias para o lançamento da taxa, como por exemplo o IPTU – que é o assunto da ação que gerou a súmula. Como o IPTU também é calculado com base na metragem dos imóveis, tal referencial estaria dentro do que o STF entendeu como “correto”.
Mirko também não acolheu um segundo ponto da ação proposta do vereador. Dilmair alegou que o município estava cobrando taxa de lotes vazios, sem edificação. Na decisão, o magistrado disse que o vereador não apresentou documentação suficiente para comprovar tal alegação. O despacho diz que, se a taxa é calculada sobre a metragem construída, um terreno sem construção tem, automaticamente, taxa alguma.
Outra alegação do vereador refutada pelo magistrado é de que o município não estaria parcelando o tributo em 9 vezes, como havia se comprometido em fazer. Dilmair disse que pelo site, o máximo que o contribuinte conseguia fazer era parcelar o tributo em 6 vezes. Mirko citou o próprio site da prefeitura, com uma comunicação de que por limitações do sistema, pelo site a taxa só poderia ser parcelada em 6 vezes, mas que nos pontos de distribuição era possível obter os boletos com a taxa parcelada em 9 vezes.
Por fim, a ação proposta pelo vereador na tentativa de suspender a taxa do lixo foi amplamente negada pela justiça.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21