Eleições 2016
Jovem empresário pode encabeçar a 3ª via para prefeitura de Sinop
Projeto político independente aponta Rafael Biachi como possível candidato a prefeito
Política | 16 de Outubro de 2015 as 12h 06min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma terceira via para a eleição de 2016 começa a se desenhar em Sinop. O empresário Rafael Biachi, está sendo indicado para encabeçar um projeto de candidatura para prefeito no pleito do próximo ano. A articulação é motivada por outros empresários da cidade que almejam uma renovação na classe política de Sinop.
Empresário jovem, com apenas 34 anos, Rafael é o gestor a frente dos negócios da família que incluem lavouras de banana, laboratório de mudas, uma indústria de processamento da fruta e piscicultura. Filho do agricultor e pioneiro de Sinop, Getúlio Biachi, Rafael administra os negócios da família que é responsável por 90% de toda banana consumida na região.
“Virgem” na política, o empresário filiou-se recentemente ao PDT, dentro do prazo exigido pela legislação eleitoral para pretensos candidatos (5 de outubro). Segundo Rafael, o projeto político ainda é embrionário. “A possível candidatura nasce de uma vontade compartilhada por alguns amigos e empresários de fazer uma política diferente. Muitos pedem e cobram mudanças na política mas são poucos que se dispõem a largar seus negócios e se oferecer para fazer diferente”, comentou Rafael.
O projeto de candidatura deve ser oficializado no mês de novembro. É quando o PDT de Sinop deverá realizar um encontro regional. São esperadas as presenças do deputado estadual da sigla, Zeca Viana e do senador da República, Cristovam Buarque, ícone maior do PDT no país.
Cenário Sinop 2016
As informações dos bastidores da política, até então, apontam para uma disputa polarizada para a prefeitura de Sinop em 2016. Pelo grupo do atual prefeito, Juarez Costa (PMDB), o nome mais consolidado é de Rosana Martinelli, sua vice-prefeita que recentemente agremiou-se ao PR. O grupo do prefeito ainda tem na sua base atual o PSB, o Solidariedade, PROS, o PP e o PT – esses dois últimos mais distantes nos últimos meses, porém ainda dentro do governo.
No outro corner está o grupo composto pelos partidos quase fundidos em Sinop, PSDB e DEM. Recentemente o ex-deputado estadual Dilceu Dal’Bosco desligou-se do DEM para filiar-se aop PSDB, com a pretensão de viabilizar sua candidatura. O grupo aponta ainda o vereador Fernando Assunção (PSDB), como possível candidato a prefeito – nome que teria o endosso do governador Pedro Taques (PSDB).
Sem um posicionamento claro está o PSD. O partido que possui 2 cadeiras na Câmara posiciona-se no legislativo como base de sustentação ao prefeito Juarez Costa. No entanto, o líder da sigla no município, Roberto Dorner, esteve na oposição nas eleições de 2012 e é apontado como possível candidato a prefeito em 2016.
Outros nomes que foram apontados como possíveis candidatos a prefeito de Sinop são do vereador Dalton Martini (PP) e do presidente da OAB de Sinop, Felipe Guerra (PT). Porém ambos negam que são candidatos. O vereador Hedvaldo Costa, único membro do PSB no legislativo, disse que o partido segue na base de sustentação do prefeito Juarez Costa, mas que não tem dificuldade ou restrição qualquer de alçar um projeto próprio para 2016.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30