Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 01 de Outubro de 2025

Menu

Vaga temporária

José Lacerda toma posse no Senado, recebe boas vindas de Lula e reforça base do governo

Política | 01 de Outubro de 2025 as 16h 33min
Fonte: O documento

Foto: Divulgação

O advogado e ex-deputado estadual José Lacerda (PSD) foi empossado nesta quarta-feira (1), como senador da República, ocupando temporariamente a vaga de Carlos Fávaro (PSD), que está licenciado para exercer o cargo de ministro da Agricultura. Lacerda é o segundo suplente da chapa e deve cumprir mandato por cerca de quatro meses, conforme o acordo de licença.

A ida de Lacerda ao Senado faz parte de uma troca institucional prevista: quem até então ocupava a cadeira, a senadora Margareth Buzetti (PP-MT), deixou o cargo como primeira suplente, abrindo caminho para o segundo suplente assumir.

Em Brasília, a posse contou com manifestações de boas-vindas, inclusive do presidente Lula, que fez questão de cumprimentar Lacerda pelo novo desafio.

Logo após a posse, o filho de José Lacerda, Irajá Lacerda, divulgou nas redes sociais uma foto ao lado do pai, do ministro Carlos Fávaro e do presidente Lula, comemorando o momento histórico para a família.

“Hoje é um dia de muita alegria e orgulho pra mim. Meu pai assume o mandato de Senador pelo Mato Grosso, levando sua experiência, dedicação e amor pelo nosso estado para defender os interesses do nosso povo lá em Brasília. Parabéns, pai, por essa conquista merecida! Sei do seu compromisso com as pessoas e tenho certeza de que fará um grande trabalho representando nossa gente. Que Deus abençoe essa nova caminhada”, escreveu Irajá.

José Lacerda já teve passagem na política estadual, inclusive como secretário do Meio Ambiente no governo Silval Barbosa. O novo senador ocupa agora uma cadeira estratégica, que deverá pautar matérias relacionadas ao agronegócio, infraestrutura e políticas voltadas ao Mato Grosso.

A movimentação também reflete o arranjo político que entrosou a base estadual ao governo federal: a filiação de Lacerda ao PSD, alinhamento com o projeto de Fávaro e trocas de cadeira articuladas entre suplentes e titulares já fazem parte do jogo eleitoral mato-grossense.