Eleições 2016
Jorge Yanai é o preferido para ser prefeito de Sinop
Enquete vira e PMDB termina em primeiro na preferência dos internautas
Política | 31 de Julho de 2015 as 18h 26min
Fonte: Jamerson Miléski

Médico, suplente de senador, ex-senador, ex-deputado, presidente do PMDB e militante na política de Sinop desde 1979. O currículo de Jorge Yanai acabou pesando na reta final da enquete realizada pelo GC Notícias. Ele foi o mais votado pelos internautas do site para prefeito de Sinop.
Na última sexta-feira (24), uma semana antes de encerrar a votação, o GC Notícia fez a primeira parcial da enquete. Na amostragem, o vereador Fernando Assunção (PSDB), liderava a pesquisa, com 26,5% dos votos. Yanai era o segundo com 19%. A notícia repercutiu positivamente para Assunção, que aumentou o número de votos, mas o impacto foi maior nos simpatizantes do PMDB.
A enquete foi encerrada as 17h de hoje, sexta-feira (31), conforme anunciado. Yanai recebeu 26,23% dos votos. Assunção ficou em segundo com 24,11%. O vereador Dalton Martini (PP) foi o terceiro com 13%, seguido da vice-prefeita Rosana Martinelli (PSB), com 12,55% e o apresentador de TV Gilson de Oliveira (PSB) com 12,24%. Os nomes que mais figuram como candidatos nos bastidores da política local foram os últimos colocados da enquete. O ex-deputado candidato a prefeito derrotado no último pleito, Dilceu Dal’Bosco (DEM), teve 8,08% dos votos. Já o empresário Roberto Dorner (PSD) ficou com 3.77%.
A enquete foi iniciada no dia 26 de junho e registrou 4.827 votos. Nesse mesmo período o site registrou 149 mil acessos. Ou seja, a minoria dos usuários do GC Notícias decidiram opinar. Essa foi a primeira enquete realizada pelo site. Na segunda-feira (3) uma nova será lançada.
O preferido dos internautas comemorou o resultado. “Fico envaidecido por ser bem lembrado e recomendado pela população. Mas não serei candidato”, revelou Yanai. Seus planos são permanecer como suplente do senador Wellington Fagundes (PR), posto para o qual foi eleito em 2014. Mesmo que não chegue a assumir a cadeira no Senado, Yanai considera mais útil para Sinop e para o Estado sua atuação no cargo. “A cada 30 dias vou a Brasília levar os pleitos das cidades da região. Estamos trabalhando [ele e Wellington] de forma coletiva, para cobrir todas as demandas do Estado”, justificou Yanai.
Mas como presidente do PMDB em Sinop, Yanai acredita que sua aprovação na enquete reflita a vontade da população de ter o próximo prefeito vindo dos quadros do partido. “Mesmo guardando as proporções de épocas diferentes, ninguém fez tanto por Sinop como Juarez Costa [atual prefeito]. Ele teve talento para conduzir a administração e sorte de pegar um momento extraordinário da cidade. Gostem ou não, ele será um forte cabo eleitoral e com isso o PMDB fica em uma posição privilegiada para lançar um candidato a prefeito”, ressalta Yanai.
Segundo o suplente de senador, novas lideranças estão migrando para o PMDB. A novidade mais recente é o piloto de motocross free style e ídolo local, Gilmar Flores, o Joaninha. Rosana e Gilson, que integram os nomes da enquete, também estão em conversação com a sigla. “O processo de renovação da política é importante. Não podemos ter sempre as mesmas figuras”, ressaltou Yanai.
Ao longo da história de Sinop PMDB fez dois prefeitos e ocupou 4 mandatos. Primeiro com Adenir Barbosa, por duas vezes nos anos 90 e depois com Juarez Costa, que encerra em 2016 seu segundo mandato.
Para ver a notícia da primeira parcial, clique aqui.
Notícias dos Poderes
Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30