Nova era
Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
Política | 21 de Agosto de 2025 as 19h 14min
Fonte: FolhaMax

A deputada estadual Janaina Riva, de 36 anos, assumiu a presidência do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Mato Grosso, na tarde desta quinta-feira (21) durante cerimônia na Associação Mato-grossense de Delegados de Polícia (Amdepol), em Cuiabá. Por décadas, a legenda esteve sob a liderança do ex-governador e ex-deputado federal Carlos Bezerra, fundador da legenda no Estado. Ao assumir o posto, Janaina adotou um discurso conciliador, destacando que o MDB deixará de ser uma agremiação que apenas apoia para ser um partido apoiado, já de olho nas articulações para 2026.
A parlamentar tem pretensões de disputar o Senado, mas não descarta a possibilidade de concorrer ao Palácio Paiaguás, sede do Governo do Estado, hoje sob o comando de Mauro Mendes (UB) que caminha para encerrar seu segundo mandato, mas pretende eleger o atual vice Otaviano Pivetta (Republicanos) como sucessor.
"Parece a realização de um sonho construído a passos árduos ao lado do MDB. Tenho certeza de que essa vitória como presidente faz parte da abertura que o partido construiu junto comigo. O MDB me deu liberdade para trilhar esse caminho e sou muito grata por isso. Talvez, em outro partido, eu não teria tido a autonomia necessária para construir da forma que construí”, declarou Janaina durante coletiva.
Janaina é a primeira mulher a assumir o comando do MDB em Mato Grosso, representando uma mudança geracional e simbólica dentro da sigla, algo que fez questão de ressaltar. A chapa inclui todos os deputados estaduais. O deputado estadual Thiago Silva assumiu a vice-presidência enquanto o deputado federal Juarez Costa foi escolhido como secretário-geral. O cargo de segundo-secretário ficou com o deputado estadual Dr. João.
Segundo Janaina, a composição mescla a tradição histórica do MDB com a renovação de novos nomes, simbolizando a nova fase do partido. Questionada sobre os planos políticos para 2026, a parlamentar reafirmou o desejo de disputar o Senado. "Até o meu presidente nacional pode confirmar: o partido vai trabalhar para ser protagonista. Depois de muitos anos, o MDB deixa de apoiar para ser apoiado. As duas possibilidades – Senado ou Governo – são reais, mas tenho trabalhado minha candidatura ao Senado. Ainda assim, é claro que seria muito animador um cenário para o governo do estado”, afirmou.
Janaina também comentou sobre a declaração do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que afirmou que não se aliar ao MDB nas eleições estaduais porque o partido está alinhado com a esquerda. Em resposta, a emedebista passou a bola para o presidente nacional do MBD, Baleia Rossi.
"Eu vou pedir para que o presidente responda porque ele passou por isso no estado de São Paulo e construiu uma grande alinça MDB-PL. Tá cedo ainda para discutir, mas o presidente pode responder melhor que eu. Hoje é um cenário natural. Primeiro, gente, estruturação do MDB estadual. O foco é aqui. Depois disso viabilizando o partido com condições eleitorais, o segundo passo é o dialogo com dirigentes partidários de todos os partidos. A gente respeita opiniões divergentes, mas agora como presidente é contruir o maior arco de alianças para uma eleição a majoritária dentro do nosso partido", finalizou.
A presidente estadual foi questionada sobre a Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que teve como alvo o ex-governador Silval Barbosa quando ainda era filiado ao MDB, e como pretende lidar com esse histórico associado à sigla. Em resposta, Janaina afirmou que, em sua visão, o partido não possui histórico negativo, mas sim uma trajetória de contribuição para Mato Grosso.
“O MDB não tem histórico negativo. Tem um histórico muito positivo. É o maior partido do Estado de Mato Grosso, um dos maiores do país, há mais de 50 anos. O MDB faz parte de toda a construção que proporcionou Mato Grosso a estar do jeito que está hoje. Foi o primeiro partido a construir um projeto de oposição a Pedro Taques. Se não fosse o MDB, até hoje nós viveríamos naquele cenário de antes. Nós faremos um projeto viável para representar Mato Grosso, seja no Palácio Paiaguás ou no Congresso Nacional”, declarou.
Única mulher eleita para a 18ª legislatura (2014 – 48.171 votos) e reeleita para a 19ª (2018) e 20ª (2022), Janaina Riva foi também a deputada estadual mais votada em Mato Grosso nas eleições de 2018 (51.546 votos) e 2022 (82.124 votos), com apoio distribuído pelos 141 municípios do estado.
Notícias dos Poderes
Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30Em 1ª votação, Assembleia aprova projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em MT
21 de Agosto de 2025 as 13h20Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09