Política
HC de Riva será julgado semana que vem
Política | 11 de Março de 2015 as 10h 26min
Fonte: Simone Ishizuka

Após o Superior Tribunal Federal (STF) negar o pedido de liberdade do ex-deputado José Riva (PSD), por 4 votos a 1, a defesa do pessedista tem expectativa que o pedido de habeas corpus seja atendido pela corte Estadual, na próxima terça-feira (17). Riva é acusado de ser o mentor de um esquema que desviou mais de R$ 60 milhões dos cofres públicos e completou 18 dias preso no Centro de Custódia de Cuiabá.
Após a ministra e relatora do processo Maria Thereza de Assis Moura se negar o pedido de habeas corpus do ex-deputado, no final de fevereiro, a defesa do ex-parlamentar, representada pelo advogado Rodrigo Mudrovitsch, interpôs um novo recurso.
Durante a apreciação, realizada nesta terça-feira (10), a relatora novamente votou contra a soltura de Riva e defendeu a legalidade da prisão. Da mesma forma, os ministros Rogério Schietti Cruz e Nefie Cordeiro se posicionaram objeção ao pedido, no entanto, questionaram a juricidade da detenção.
O único votar a favor da soltura foi o ministro Sebastião Reis Júnior. Os pareceres foram acompanhados pelo ministro Erike Navarro.
Entenda o caso – O ex-deputado José Riva foi preso no último dia 21 de fevereiro em sua casa no bairro Santa Rosa. Ele é acusado de liderar um suposto esquema de desvio de dinheiro público, através de licitações fraudulentas e compras fictícias de materiais gráficos. O ‘rombo’ pode ter chegado a mais de R$ 62 milhões.
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23