Mato Grosso
Grupo de Mendes quer que Pivetta recue e apoie Fávaro para o Senado
Já Pivetta parece se abstrair da pressão e vem mantendo sua candidatura
Política | 28 de Agosto de 2020 as 16h 36min
Fonte: Kamila Arruda

O vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) está sendo pressionado para recuar de sua candidatura rumo ao Senado Federal. O grupo do governador Mauro Mendes (DEM), liderado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, quer que o pedetista desista de disputar o pleito que ocorre em novembro deste ano para facilitar o apoio do chefe do Executivo Estadual à candidatura do senador interno Carlos Fávaro (PSD).
Para o integrante de primeiro escalão estadual, o social democrata é o candidato mais viável para o pleito suplementar, e deve receber o apoio do governador.
Por outro lado, os irmãos Jayme e Julio Campos, ambos do DEM, tentam fazer com que Pivetta recue para apoiar o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) ao Senado. Em troca, ele receberia o apoio do DEM, PSDB e PL para a eleição de 2022 rumo ao comando do Palácio Paiaguás.
Já Pivetta parece se abstrair da pressão e vem mantendo sua candidatura ao Senado. Entre esse fogo amigo, o que está claro é que a relação entre Mendes e Pivetta não é das melhores. Aliados desde 2008, o que se comenta nos bastidores é a deslealdade do governador com o pedetista ao insistir em querer apoiar Fávaro ao Senado.
A disputa pelo recuo de Pivetta expõe ainda mais o racha no Democratas (DEM) por conta da eleição suplementar. A legenda está divida entre os três candidatos.
Fávaro, supostamente, já conta com o apoio de Mendes e de alguns de seus secretários como Mauro Carvalho. Já Leitão terá em seu palanque a família Campos que já garantiu, que independentemente do posicionamento do partido irá apoiar o tucano em novembro. Por outro lado, Pivetta conta a parceria com o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (DEM).
Em reunião realizada na semana passada, os correligionários da legenda optaram por tentar chegar a um consenso quanto a quem apoiar na eleição rumo ao Senado Federal. Porém, o encontro terminou sem resolução e devem voltar a se reunir na próxima semana para tratar sobre a convenção partidária e tentar aparar as arestas.
Notícias dos Poderes
Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49