Medida popular
Governador tenta parir Lei anticorrupção
Comissão que regulamentará a legislação é composta por órgãos do governo e do judiciário
Política | 25 de Novembro de 2015 as 08h 45min
Fonte: Redação com assessoria

A Comissão de Estudo para regulamentação da Lei Anticorrupção em Mato Grosso se reunirá pela primeira vez na sexta-feira (27). Os representantes irão debater o projeto às 16h, no gabinete do governador. Compõem o grupo: Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público de Contas (MPC) e Ordem dos Advogados de Mato Grosso, seccional Mato Grosso (OAB-MT).
A atual gestão busca fazer do combate à corrupção um dos seus pilares. Em menos de um ano de gestão, o governo realizou uma série de auditorias que constataram má utilização da máquina.
A ação resultou em economia em diversos setores. Conforme o governador, olhar o passado é uma das principais maneiras de acertar o futuro. “Quem tem medo de auditoria? Quem tem algo a esconder. No governo anterior, alguns serviços estavam avaliados em R$ 193 milhões, enquanto na nova gestão os mesmos serviços caíram para R$ 13 milhões”, afirmou Pedro Taques.
Contudo, de acordo com o chefe do Executivo estadual, auditorias e fiscalizações não bastam para combater a corrupção e a regulamentação da lei será um novo patamar. “A corrupção traz prejuízos gigantescos a toda a população, principalmente para a democracia. Porque democracia não se baseia apenas em eleição, democracia é a concretização de políticas públicas, e a corrupção rouba o dinheiro que é para realização dessas políticas”.
O Estado também tem apoiado o Ministério Público Federal no colhimento de assinaturas para elaboração de projeto de lei de iniciativa popular com 10 medidas de combate à corrupção.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30