Cuiabá
Governador expõe situação do Estado aos novos Promotores de Justiça Substitutos
Política | 20 de Agosto de 2015 as 08h 44min
Fonte: Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso
Como parte da segunda etapa do curso de formação dos 21 novos promotores de Justiça substitutos, o governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques, abriu os trabalhos na tarde desta quarta-feira (19.08), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. O chefe do Poder Executivo apresentou o atual cenário do Estado nas questões relacionadas à Segurança Pública, Educação, Infraestrutura, Saúde e os reflexos das obras da Copa do Mundo.
Na oportunidade, o governador destacou a necessidade de melhorias das estradas mato-grossenses, que hoje demanda investimentos bilionários para a realização de mais de dez mil quilômetros de pavimentação asfáltica. Falou ainda sobre a “indústria de liminares” na área da saúde. “Em 2014, o Estado pagou mais de R$ 100 milhões em cumprimento a decisões liminares. No primeiro semestre deste ano, já reduzimos para R$ 12 milhões e precisamos melhorar ainda mais”, alertou Taques.
Entre vários outros assuntos abordados, o governador finalizou sua participação com um pedido aos novos membros. “Fiscalizem, principalmente no interior do Estado, onde o promotor é quase tudo”, concluiu o governador.
Para o procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, a participação espontânea do governador vem reforçar o reconhecimento ao trabalho do promotor de Justiça e da integração e fiscalização. “O governador se colocou a disposição para estar conosco hoje. Apesar da agenda apertada, esteve aqui e dialogou com nossos novos integrantes da instituição. Passou suas experiências e expôs os sete meses de gestão, com ênfase para as questões sociais, saúde, educação, segurança e sistema prisional”, pontuou Prado.
As experiências de integração institucional com autonomia e independência entre o Ministério Público e órgãos do Poder Executivo contaram ainda com a participação dos secretários de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo; de Saúde, Marco Aurélio Bertúlio Neves, o comandante-geral da PM, Cel Zaqueu Barbosa e o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo.
As atividades que envolvem palestras, discussões e ações práticas tiveram início na semana passada, com o objetivo de transmitir informações sobre a rotina diária da atuação do promotor de Justiça. O conteúdo programático foi elaborado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) em conjunto com as Procuradorias Especializadas e Corregedoria Geral. Além de questões relacionadas à estrutura de funcionamento da instituição, também foram abordados aspectos referentes às prioridades de atuação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso na defesa da sociedade.
Desde a última segunda-feira, os novos membros foram divididos por grupos temáticos, para debater sobre a área da infância, patrimônio, cidadania, meio ambiente, central de inquéritos, Maria da Penha, Execução Penal, Família, Feitos Gerais e Auditoria Militar. Houve, inclusive, treinamentos sobre sistemas informatizados existentes no Ministério Público como SIMP, Gedoc e Protheus. As atividades serão concluídas com a participação dos novos membros no plenário do Júri e a participação na audiência pública com o tema “Queimadas: Reflexos na Saúde da População”.
Notícias dos Poderes
Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30