COP 25
Geller defende desmatamento ilegal zero em agenda internacional
Para o deputado, produtor rural é o principal prejudicado com a degradação da Amazônia
Política | 11 de Dezembro de 2019 as 09h 08min
Fonte: Karina Teixeira

Em agenda oficial do Governo Federal, acompanhado do ministro de Meio Ambiente Ricardo Salles, o líder da bancada de Mato Grosso, deputado Neri Geller destacou nessa segunda-feira (09), em Madrid, durante a 25ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 25), que o Brasil tem uma das legislações ambientais mais rígidas do Planeta. Segundo Geller, que já foi ministro de Agricultura e participou ativamente da elaboração do Novo Código Florestal Brasileiro, a meta agora é combater o desmatamento ilegal.
Para o parlamentar, embora haja os percentuais permitidos por lei, a fiscalização é que deve ser mais eficaz. “Nessa questão das queimadas, por exemplo – que virou pauta internacional-, ouvimos várias vezes que o produtor era o grande responsável pelo caos. Saí em defesa do setor que mais gera riquezas para o País, e certamente, o que menos tem interesse em tamanho prejuízo. Hoje, com um clique os órgãos de monitoramento conseguem identificar focos de calor, em tempo real, e tomar as medidas necessárias”.
Juntamente com outros membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), como os parlamentares Zé Vitor (PL-MG) e Zé Silva (Solidariedade-MG) e o deputado estadual de Mato Grosso, Xuxu Dal’Molin, Geller ressaltou que o Brasil vive um momento “ímpar” com intenso movimento Congresso Nacional para a convergência do setor agro em reconhecer a necessidade de combater com firmeza o desmatamento ilegal, no estrito cumprimento da lei.
Sua fala, na condição de relator do PL 4689/2019 (PL do Desmatamento Ilegal Zero), está em consonância com declarações do autor, deputado Zé Vitor, que ressaltou: “a agricultura moderna representa 21,6% do PIB brasileiro e conta com 4,4 milhões de produtores rurais que estão conscientes de que o agro e a preservação ambiental devem caminhar juntos em prol do desenvolvimento sustentável”.
COP 25
A COP é realizada por países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, sigla em inglês), um tratado internacional com objetivo de lidar com o aquecimento global. A conferência ocorre anualmente e, em 2019, chega à sua 25ª edição.
O principal objetivo do encontro, que conta com a presença de diversas autoridades mundiais, é o de manter o Acordo de Paris assinado por 195 países, debatendo os parâmetros para reduzir os efeitos do aquecimento global de 2ºC – temperatura limite – para 1,5 ºC e lidar com suas consequências.
Notícias dos Poderes
Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49