Projeto de lei
Fumar maconha em público poderá resultar em multa de R$ 1,5 mil em Cuiabá
Projeto de lei apresentado por vereador do PL prevê multa civil a quem for pego consumindo substância em locais públicos em Cuiabá
Política | 11 de Junho de 2025 as 07h 34min
Fonte: Isso é Notícia

O vereador Rafael Ranalli (PL) propôs um projeto de lei para que o município de Cuiabá aplique multa administrativa de um salário mínimo (R$ 1,5 mil) a quem for pego fumando maconha em locais públicos.
O parlamentar diz que o projeto de lei tem o objetivo de “preservar a ordem pública, garantir a convivência social harmoniosa e proteger a saúde coletiva, sobretudo em locais frequentados por grupos vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com deficiência”.
“A proposta não busca criminalizar condutas, mas sim regulamentar o uso de drogas ilícitas em locais públicos, com enfoque preventivo e educativo. A sanção administrativa proposta — por meio da aplicação de multa — atua como instrumento dissuasório e de conscientização, sem interferir nas competências da legislação penal, respeitando os princípios constitucionais e a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal”, diz trecho do projeto de lei.
Recentemente, o STF descriminalizou o porte de até 40 gramas de maconha para consumo próprio, mas não liberou o uso da droga em ambientes públicos.
Segundo o parlamentar, o próprio STF já reconheceu a competência dos municípios para regulamentar o uso de determinadas substâncias em locais públicos, como acontece com o cigarro, desde que não se confunda com a criação de tipos penais.
A proposta foi apresentada na sessão desta terça-feira (10) e deverá passar pela Comissão de Constituição e Justição (CCJ) e por uma comissão temática para ser levado a votação no plenário. Para virar lei, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito ou promulgado pela Câmara, em caso de veto.
Notícias dos Poderes
Deputados trocam acusações sobre ocupação de área no Contorno Leste
03 de Julho de 2025 as 07h30Senado aprova projeto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais
26 de Junho de 2025 as 08h00'Bolsonaro da Shopee' de MT se lança como candidato e desafia TSE e Alexandre de Moraes
A possível candidatura já havia sido adiantada pelo deputado Gilberto Cattani (PL) na semana passada
25 de Junho de 2025 as 15h55‘Chocho ou estéril’, relata juiz ao absolver Dorner
Ação que investigava caixa 2, compra de votos e uso da máquina pública em campanha foi julgada improcedente
25 de Junho de 2025 as 14h30CNJ realiza Inspeção no TJMT que tenta se livrar da mácula por venda de sentenças
Corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell é aguardado para inspeção que vai inspecionar atuação de desembargadores, juízes e serventias
23 de Junho de 2025 as 09h28