Eleições 2022
Fagundes ‘puxa’ ex-prefeita de Sinop para sua chapa
Rosana Martinelli será a segunda suplente no projeto de reeleição
Política | 23 de Agosto de 2022 as 13h 45min
Fonte: Jamerson Miléski

Com 3 candidatos de Sinop na disputa pelo Senado Federal, Wellington Fagundes (PL), tratou de colocar um pedacinho da capital do Nortão na sua chapa que busca a reeleição. Nesta terça-feira (23), o senador anunciou que a segunda suplência em sua chapa será ocupada pela ex-prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PL). “Rosana não vai representar na chapa somente o Nortão, mas ela traz também a representatividade feminina, como alguém que fez muito sucesso à frente de uma das principais cidades de Mato Grosso”, discursou Fagundes, mirando duas fatias do eleitorado.
O movimento é idêntico ao da sua última eleição ao Senado, no ano de 2014. Na época Fagundes tentou compor a primeira suplência com José Carlos Ramalho, que era do PR – partido que depois viria se tornar o PL. Problemas na documentação barraram o registro de Ramalho. No seu lugar entrou o médico Jorge Yanai, então no MDB, que passou os últimos 8 anos no posto de primeiro suplente sem assumir a vaga. Agora Yanai é adversário de Fagundes, concorrendo ao Senado pelo DC (Democracia Cristã).
Na chapa desse ano, o primeiro suplente de Fagundes é Mauro Carvalho (UB), ex-secretário da Casa Civil e integrante do grupo político do governador, candidato a reeleição, Mauro Mendes (UB). Inicialmente o senador havia anunciado na segunda suplência o agricultor Joaquim Diogenes Jacobsen (PSB), que desistiu da vaga. O prazo para substituição, de acordo com o Calendário Eleitoral, encerra em 12 de setembro.
Rosana foi prefeita de Sinop entre 2017 e 2020 e vice-prefeita no mandato anterior, de Juarez Costa (MDB). Antes disso apareceu politicamente no ano de 2006, como secretária de Indústria e Comércio de Sinop, na gestão de Nilson Leitão. Na eleição de 2020, Rosana desistiu de tentar a reeleição na reta final – com forte articulação de Fagundes – apoiando a candidatura de Roberto Dorner (PRB), que acabou vitoriosa.
Segundo a assessoria de Fagundes, o nome da ex-prefeita de Sinop foi indicado pelos 15 prefeitos do Nortão que compõe o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal e Ambiental Vale do Teles Pires (CIDESA).
Notícias dos Poderes
Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49Governador de SP tem agenda com Mauro, reunião com produtores e casamento em MT
16 de Julho de 2025 as 07h30PGR defende que Bolsonaro seja condenado a 43 anos de prisão
15 de Julho de 2025 as 11h39Crise Econômica leva prefeitos a defenderem nova partilha do ICMS
Assim como TCU define o fundo de participação dos estados e municípios para impostos federais, o TCE/MT deveria definir uma melhor distribuição do ICMS
14 de Julho de 2025 as 14h14Vereadores aprovam projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em Cuiabá
Texto agora segue para uma segunda votação antes de ser encaminhada à sanção do prefeito
11 de Julho de 2025 as 08h00Em marco histórico, 3 deputadas assumem mandatos na Assembleia ao mesmo tempo
11 de Julho de 2025 as 07h50Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab
09 de Julho de 2025 as 16h00Adversários históricos estarão juntos em 2026
Neri Geller sela apoio a candidatura de Otaviano Pivetta para governador
09 de Julho de 2025 as 11h06