Operação Ararath
Ex-secretário volta a ser preso 25 dias após deixar o Centro de Custódia
Esta é a 4ª prisão de Eder, apontado como um dos operadores de esquema de corrupção no Governo de MT
Política | 03 de Junho de 2016 as 09h 09min
Fonte: Carlos Dorileo via Folha Max

O ex-secretário Eder Moraes Dias voltou a ser preso em Cuiabá. A detenção ocorreu na manhã desta sexta-feira, na residência do ex-secretário, no condomínio Florais dos Lagos, as margens da rodovia MT-010.
Eder Moraes estava solto desde o dia 9 de maio, quando foi beneficiado com habeas corpus concedido pelo ministro Dias Tóffoli, do Supremo Tribunal Federal. No entanto, a decisão condicionava sua soltura a uma vistoria a ser feita na tornozeleira eletrônica que ele usava antes de ser detido na 10ª fase da “Operação Ararath”, deflagrada em dezembro de 2015.
Quando foi solto, o pedido de prisão preventiva retornou as mãos do juiz da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, Jeferson Scheneider. Caberia a ele fazer os procedimentos necessários para verificar se houve, de fato, o descumprimento das normas de uso da tornozeleira eletrônica.
A defesa ainda tentou evitar que o processo retornasse as mãos do juiz, responsável por decretar três prisões de Eder entre 2014 e 2015. No entanto, o ministro Dias Tóffoli rejeitou o pedido. “Registro, por fim, que o Supremo Tribunal Federal nos HCs nº 123.235/MT e nº 129.212/MT, de minha relatoria, reconheceu, tão somente, a ilegalidade da prisão preventiva originariamente decretada, mas em momento algum se pronunciou sobre a prisão preventiva do embargante em razão de descumprimento das medidas cautelares, o que é bem diverso”, diz um dos trechos da decisão do ministro, decretada no dia 22 de maio.
Com o retorno do processo a 1ª instância, Schneider poderia decretar novamente a prisão do ex-secretário. Nesta quinta-feira, o magistrado decidiu pela decretação da prisão preventiva.
A defesa do ex-secretário entende que a decisão foi arbitrária, uma vez que o juiz indeferiu todas as alegações da defesa. “Não houve sequer o contraditório, porque ele indeferiu tudo o que a defesa propôs. Achou que tudo que alegamos era desnecessário”, explicaram os advogados Ricardo Spinelli e Fabian Feguri, que defendem o ex-secretário.
A banca de advogados anunciou que deve ingressar com pedido de revogação da prisão junto ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região.
Notícias dos Poderes
Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06