Decreto
Estratégia de segurança do governo divide o Estado em 15 regiões
Criação de polos regionais faz parte da política de integração na segurança pública
Política | 09 de Julho de 2015 as 11h 11min
Fonte: Jamerson Miléski

O Governo Pedro Taques (PDT), oficializou nesta quinta-feira (9), mais uma estratégia para a segurança pública, na tentativa de imprimir o prometido modelo de gestão no Estado. através do decreto 183, publicado no Diário Oficial de hoje, Taques institui as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP). É basicamente uma releitura dos modelos de comando regional, existentes hoje, porém com a intercolaboração de todos os órgãos ligados a segurança pública.
O Estado foi fracionado em 15 Regiões Integradas: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte.
Conforme o decreto, a formulação do sistema de gestão regionalizada e integrada de segurança pública foi fundado a partir de indicadores estatísticos e de inteligência estratégica. Em cada região, trabalharão de forma cooperada a Polícia Judiciária Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Perícia Oficial (Politec). Cada órgão indicará um gestor em cada RISP, que terão a atribuição de discutir problemas e soluções de forma integrada para o combate à criminalidade, definindo um planejamento estratégico, contemplando a prevenção, repressão e indicando as metas.
Não há mudanças na autonomia, na estrutura ou mesmo nas responsabilidades de cada órgão. A integração também não atinge a secretaria de Justiça, a quem cabe, por exemplo, a gestão sobre os presídios. Trata-se de um “programa” com tom de política pública.
A regional de Sinop conta com 11 municípios: Sinop, Tapurah, Itanhangá, Feliz Natal, Sorriso, Nova Ubiratã, União do Sul, Santa Carmem, Cláudia, Ipiranga do Norte e Vera.
Notícias dos Poderes
Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30