Eleições 2016
Estado anuncia plano de segurança para eleições municipais
Forças de segurança do Estado contarão com 4,4 mil profissionais trabalhando nas eleições
Política | 29 de Setembro de 2016 as 09h 03min
Fonte: Redação com Assessoria

A Secretaria de Segurança Pública apresentou nesta quarta-feira (28) o Plano Integrado de segurança para as eleições municipais neste final de semana.
Um efetivo de 4.479 profissionais das forças de Segurança Pública do Estado (Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Bombeiros e Politec) será designado para atuar nos 1.479 locais de votação do Estado.
Em entrevista coletiva realizada no auditório da Casa da Cidadania, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), o secretário Rogers Jarbas deu detalhes do plano de ações integradas que reúne também o Exército e as polícias Federal e Rodoviária Federal. “Daremos início à operação um dia antes do pleito. Com o incremento do efetivo para esta operação e o policiamento regular, vamos conseguir atender os 141 municípios do Estado” disse o secretário.
Participaram do anúncio a presidente do TRE-MT, a desembargadora Maria Helena Póvoas e o comandante da 13º Brigada de Infantaria do Exército, Luiz Fernando Baganha, além de representantes das forças de segurança estaduais e federais. “Sem a ajuda da Segurança Pública do Estado, a Justiça Eleitoral estaria combalida e com dificuldades”, disse a presidente do TRE.
Ação preventiva
O planejamento de Segurança para Mato Grosso terá apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra), Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Força Tática e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam).
De acordo com o secretário de Segurança Pública, as atividades preventivas e de inteligência já estão em andamento e seguem até o encerramento da contagem de votos.
“Já estamos trabalhando. Com a integração das equipes de investigações da Sesp, PJC e PM, mapeamos as áreas que demandam mais atenção e já deslocamos o efetivo para garantir a segurança nesses locais”, disse o secretário.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), central de monitoramento acionada em grandes eventos, vai dar suporte às atividades operacionais e renuir representantes das forças federais e estaduais.
Participaram também da coletiva, os comandantes da Polícia Militar, coronel PM Gley Alves, do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Júlio César Rodrigues e os diretores gerais da Politec, Reginaldo Rossi e da Polícia Judiciária Civil, Rogério Modelli.
Notícias dos Poderes
Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00