Veto
Energisa terá 14 dias para trocar medidores bidirecionais
Concessionária demorava até dois meses para fazer a substituição
Política | 20 de Abril de 2021 as 15h 42min
Fonte: CAROLINA COUTINHO

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) derrubou na sessão de segunda-feira (19) o veto do governador Mauro Mendes (DEM) relativo ao Projeto de Lei 84/2020, do deputado estadual Faissal Calil (PV). O texto prevê que a Energisa, concessionária de energia elétrica que atua no estado, troque em até 14 dias os medidores de consumidores que tenham usinas fotovoltaicas solares em suas residências.
O prazo de 14 dias é previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A troca dos medidores convencionais para os bidirecionais é necessária para que seja feita a aplicação da compensação daquilo que o consumidor produz em sua residência, em suas placas solares, e que é inserido no sistema de distribuição. Este excedente, utilizado pela Energisa, é calculado com o uso de medidores bidirecionais.
“A Aneel prevê sete dias para inspeção e outros sete para a troca do medidor. A Energisa tem demorado até dois meses, prejudicando assim o consumidor. Nesse período, o cidadão está produzindo energia elétrica, disponibilizando-a na rede de distribuição e não é compensado por isso. O que queremos é estabelecer o que é certo e correto em lei, corrigindo essa demora e aplicando o que prevê a agência”, afirma Faissal.
O medidor bidirecional é um componente fundamental para os sistemas de energia solar conectados à rede de energia elétrica. Ao contrário do convencional, conhecido também como relógio, o bidirecional mede não só a energia consumida por uma instalação, mas também a quantidade de energia injetada na rede elétrica.
No caso de uma casa que possua energia solar, o medidor fará a medição de toda energia em kWh injetada na rede pela usina fotovoltaica instalada naquele imóvel, assim como, a energia que foi consumida e, que em outras palavras, foi vendida pela concessionária.
Notícias dos Poderes
Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49Governador de SP tem agenda com Mauro, reunião com produtores e casamento em MT
16 de Julho de 2025 as 07h30PGR defende que Bolsonaro seja condenado a 43 anos de prisão
15 de Julho de 2025 as 11h39Crise Econômica leva prefeitos a defenderem nova partilha do ICMS
Assim como TCU define o fundo de participação dos estados e municípios para impostos federais, o TCE/MT deveria definir uma melhor distribuição do ICMS
14 de Julho de 2025 as 14h14