Eleições 2016
Empresário recua e retira pré-candidatura
Rafael Bianchi desiste de compor com Dalton Martini e deixa a vaga de vice aberta
Política | 28 de Julho de 2016 as 11h 53min
Fonte: Jamerson Miléski

A composição entre o PP e o PDT para disputar o cargo de prefeito e vice de Sinop durou 5 dias. Na manhã dessa quinta-feira (28), o empresário Rafael Bianchi (PDT), anunciou a desistência da pré-candidatura a vice. Bianchi foi o nome conduzido pela Frente Alternativa, através do PDT, para a aliança ao projeto político encabeçado pelo pré-candidato a prefeito, Dalton Martini (PP).
Desde a noite de quarta-feira (27), a retirada de Bianchi vinha sendo comentada. Nos bastidores circulava a informação de que lideranças do PP estavam em Cuiabá costurando novos apoios à candidatura de Dalton e, possivelmente, utilizando o cargo de vice como moeda de barganha.
Alheio às articulações, Bianchi se restringiu a noticiar a sua desistência. “Entendi que este não era o momento, por isso decidi abrir mão da disputa em nome de um projeto maior do grupo, abrindo possibilidades de novas composições que estão surgindo e irão fortalecer ainda mais a Frente Alternativa”, declarou o empresário em nota.
Bianchi surgiu no cenário político de 2016 como um dos possíveis candidatos a prefeito pelo PDT. Seu nome ganhou notoriedade graças a história da sua família. O pai de Rafael, Getúlio Bianchi, é um produtor oriundo da agricultura familiar, que atingiu o topo do mercado com a produção de bananas. Hoje a família possui uma indústria de processamento da fruta e é responsável por 80% da banana consumida na região.
Apesar da retirada da sua pré-candidatura, Bianchi disse que mantém o apoio incondicional ao projeto de Dalton, ao qual julga ser o mais preparado para ser prefeito de Sinop. O empresário não descarta um retorno futuro à política, nos próximos pleitos.
Com o cargo de vice vago, Dalton terá autonomia para atrair novas alianças e costurar composições.
Além de Dalton, figuram como pré-candidatos a prefeito de Sinop a atual vice, Rosana Martinelli (PR), o vereador Fernando Assunção (PSDB), o empresário Ari Daher (PHS), Kinin Granja (Solidariedade) e o advogado Rui Farias (REDE).
Notícias dos Poderes
Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50