Articulação
Em reunião com Moreira Franco, deputado pede prioridade para hidrovias
Esforço é para que projetos de Mato Grosso entrem na fila das próximas concessões
Política | 10 de Agosto de 2016 as 11h 28min
Fonte: Redação com Assessoria

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) presidiu nesta terça-feira (9), a reunião semanal da Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA, que recebeu Moreira Franco, secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado pelo presidente Michel Temer para cuidar das concessões e dos investimentos em infraestrutura do governo.
Embora o cronograma de obras e concessões ainda não seja conhecido, sabe-se que o governo tem um estudo com pelo menos uma centena de novas concessões que devem gerar nos próximos dois anos, investimentos na ordem de R$ 110,4 bilhões em rodovias, portos, aeroportos e ferrovias.
O deputado federal Nilson Leitão, vice-presidente da FPA, pediu a Moreira Franco que o governo federal priorize também os investimentos em hidrovias. “O transporte fluvial é hoje o modal mais seguro, econômico e que menos agride o meio ambiente. Grande parte de nossos rios são navegáveis. Com um pouco mais de atenção e investimentos, podemos elevar a competitividade de nossos produtos” destacou o parlamentar.
Estudos de viabilidade econômica indicam que a hidrovia do rio Paraguai, por exemplo, pode baratear o frete em algumas regiões de Mato Grosso em 30%. Se sair do papel, a hidrovia Teles Pires-Tapajós vai gerar uma economia de 60% no valor do frete, na comparação direta com o transporte por rodovias. Além disso, um comboio com 15 barcaças é capaz de transportar o mesmo que 1050 carretas ou seis locomotivas puxando 216 vagões.
Recentemente Nilson Leitão cobrou do governo a obrigatoriedade da construção de eclusas nas hidrelétricas que estão sendo construídas, garantindo navegabilidade e economia de recursos quando da implantação das hidrovias.
Em Mato Grosso há estudos para a implantação de pelo menos três hidrovias. Araguaia-Tocantins, Teles Pires-Tapajós e Juruena-Tapajós.
Licenciamento ambiental - Tema recorrente nas reuniões da FPA, o licenciamento ambiental também foi pauta do encontro com Moreira Franco. Os parlamentares pediram ao secretário empenho junto ao governo para que a nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental seja apresentada com rapidez. A expectativa é que o novo ordenamento traga segurança jurídica não apenas no campo como também para a execução de obras, como as de infraestrutura, muitas vezes paralisadas pela falta do documento.
Para evitar o problema, Moreira Franco garantiu que novos editais só serão publicados após a liberação da licença previa (ambiental).
Notícias dos Poderes
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00