Aproximação
Em reunião com lideranças de Sinop, governador marca nova reunião
Taques prometeu trazer equipe de governo para o município depois do Carnaval
Política | 17 de Fevereiro de 2017 as 10h 57min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma reunião para marcar outra reunião. Esse foi o resultado do aguardado encontro das lideranças políticas de Sinop com o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), ocorrido na tarde desta quinta-feira (16), em Cuiabá. Este foi o primeiro compromisso oficial entre a nova prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR) e o chefe do executivo estadual.
Por isso, a reunião não teve o viés de “trabalho”. A primeira audiência entre prefeita e governador foi uma forma de aproximar as lideranças e apresentar os pontos de interesse de Sinop que cabem à gestão estadual. Nessa proposta de “união” pelo bem coletivo, estiveram presentes o deputado federal Nilson Leitão, os deputados estaduais por Sinop, Baiano Filho (PSDB), Dilmar Dal’Bosco (DEM) e Silvano Amaral (PMDB), além de 7 vereadores do município.
A comitiva de Sinop formulou uma oficio listando de forma objetiva as ações que o município espera do Governo do Estado. Na Segurança Pública foi reivindicado o repasse da Tacin (Taxa de Combate a Incêndios), para o Comando Regional do Corpo de Bombeiros, a manutenção de viaturas e aquisição de equipamentos de resgate e mergulho, além da construção e equipagem de um novo quartel. O oficio também pede a construção de um novo prédio para Policia Civil e instalação urgente de delegacias especializadas como: Delegacia da Mulher e Delegacia da Criança e Idoso, além de um novo prédio para a POLITEC, principalmente pela necessidade de uma nova câmara fria para o IML.
Ainda na segurança, o grupo pediu armas, coletes a prova de balas e algemas para a Polícia Militar, a construção urgente do Centro de Ressocialização para Menores Infratores e da Casa de Semiliberdade.
No eixo da Saúde, parte mais discutida durante a reunião, as lideranças enfatizaram a necessidade de regularizar os repasses atrasados para Hospital Regional, administrado pela Fundação Santo Antônio. O vereador Fernando Brandão (PR), enfatizou o problema da judicialização da Saúde, que tem feito o Governo do Estado pagar 3 ou 4 vezes mais caro por determinados procedimentos junto a saúde privada. “É um dinheiro que está indo pelo ralo”, pontuou o vereador.
Rosana pediu apoio na buscar recursos para construção de uma policlínica – projeto seu apresentado na campanha – que visa sanar a demanda de exames e atendimentos clínicos ambulatoriais.
Na educação a comitiva apontou a necessidade de retomar as obras da Escola Estadual Cleufa Hubner (paralisadas desde maio de 2016), que deveria ter sido entregue em dezembro. O mesmo vale para Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, onde apenas a fundação, partes do muro e a caixa d’agua foram executadas. Rosana também enfatizou a necessidade de implantar a Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade na Gleba Mercedes 5, e a efetivação da escola modelo anunciada pela Seduc para Sinop.
No eixo da infraestrutura as reinvindicações foram a conclusão da MT-222 com as obras das cabeceiras das pontes; pavimentação asfáltica para Estrada Jacinta e Alzira; e implantação do Ganha Tempo (que já está em curso).
Rosana abriu um parênteses para o Aeroporto de Sinop. A prefeita, que tem a reestruturação como uma de suas metas pessoais, pediu apoio na resolução dos problemas do aeródromo, homologação dos equipamentos recém instalados de navegação.
O principal discurso de Taques durante a reunião foram os problemas orçamentários que o Estado atravessa. O governador atribuiu a atual situação financeira aos gestores que o antecederam e a retração econômica nacional. Com tom humilde, Taques reconheceu as pendências apontadas pelas lideranças de Sinop e prometeu se empenhar para resolve-las.
De concreto ficou mesmo uma nova agenda. Taques se comprometeu a trazer sua equipe de governo para Sinop, em uma ampla discussão com a sociedade, após o carnaval. “A eleição acabou e é o município que precisa ser trabalhado. Temos representantes e estamos unidos por Sinop, para fazer reivindicações e reforçar principalmente a questão do Hospital Regional. Não queremos que as pessoas venham até Cuiabá para fazer exames, Sinop tem estrutura e queremos o aval do senhor para descentralização”, pontuou a prefeita.
“Daqui 15 dias fazendo audiência pública eu irei com os secretários de Infraestrutura, Saúde, Cidades e Segurança Pública. E assim que o projeto da Nancy ficar pronto vamos fazer parceria com os deputados para concretizar. São 1430 km de asfalto em dois anos. Temos a certeza que estamos em dívida nesses dois anos no tocante a rodovia. Só que em 2 anos não dá para fazer tudo. Sabemos da importância de Sinop para Mato Grosso, por isso os projetos estão no nosso radar”, garantiu o governador.
Também participaram da reunião o vice-prefeito de Sinop Gilson de Oliveira, os vereadores por Sinop professora Branca (PR), Fernando Brandão (PR), Maria José da Saúde (PMDB), Luciano Chitolina (PSDB), Dilmair Callegaro (PSDB), Adenilson Rocha (PSDB) e Joacir Testa, o presidente da subseção da OAB Sinop, Felipe Guerra, o empresário Roberto Dorner (PSD) e várias lideranças políticas e empresariais do município.
Notícias dos Poderes
Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00