Representividade inédita
Em marco histórico, 3 deputadas assumem mandatos na Assembleia ao mesmo tempo
Política | 11 de Julho de 2025 as 07h 50min
Fonte: Gazeta Digital

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) registra um marco histórico na representatividade feminina. Pela primeira vez, 3 deputadas exercem simultaneamente mandatos na Casa, sendo elas a titular, deputada Janaina Riva (MDB), Professora Graciele (PT) e Valdeniria Dutra (PSB). Gabriele está na cadeira do deputado estadual licenciado Lúdio Cabral (PT) e Valdeniria assumiu na quarta-feira (9) a vaga de Beto Dois a Um (PSB).
Para a deputada Janaina Riva (MDB), o parlamento vive um momento ímpar, com o aumento da presença feminina na legislatura e representatividade. “Elevamos a participação feminina de 4,17%, que é o índice quando estou sozinha no plenário, para 12,50%, um verdadeiro marco. Algumas pautas precisam ser analisadas pelos olhos de quem vive e sente na pele determinadas realidades. Questões como o direito de escolha sobre o tipo de parto, o combate ao feminicídio e a redução da violência doméstica teriam mais vez e voz em Mato Grosso com mais mulheres no parlamento. Espero pelo dia em que haja uma equiparação real, mas não deixo de comemorar o fato de agora sermos 3, mesmo que temporariamente”, destacou Janaina, que está em seu terceiro mandato na Casa.
A deputada em exercício Professora Graciele reforça o simbolismo desse momento e a necessidade da presença feminina. “Vivemos em um estado onde, apesar da força incontestável das mulheres, ainda enfrentamos alguns dos maiores índices de feminicídio e violência doméstica do país. Diante desse cenário, nossa presença nos espaços de formulação de políticas públicas é inegociável. Precisamos ocupar cada vez mais essas instâncias e levar o que realmente importa: a defesa das nossas vidas, a garantia da equidade e a construção de um estado verdadeiramente seguro para todas”, afirmou.
A deputada Valdeniria celebrou a conquista e ressaltou a importância da representatividade feminina na política estadual. Ela enfatizou o avanço das mulheres nos espaços políticos e a necessidade de ampliar ainda mais essa presença. “É uma honra dividir essa responsabilidade com duas grandes guerreiras que também exercem seus mandatos. Estou muito feliz por estar alcançando esse direito para nós mulheres no parlamento. Espero que cada vez mais tenhamos mais vereadoras, deputadas e senadoras, para que possamos conquistar nossos objetivos e fortalecer a voz feminina na política”, disse.
História
Além delas, outras suplentes também exerceram o mandato por meio do rodízio parlamentar: Sheila Klener (PSDB), Sandy de Paula (União), Priscila Dourado (PSB) e Marildes Ferreira (PSB). Com isso, 6 deputadas já passaram pelo mandato na 20ª Legislatura.
Oliva Enciso foi a primeira deputada estadual titular da ALMT (4ª Legislatura - 1959 a 1963). Em seguida, foram titulares Sarita Baracat (9ª Legislatura - 1979 a 1983) e Thais Barbosa (11ª Legislatura - 1987 a 1991). A história registra 11 deputadas titulares e 10 suplentes.
Notícias dos Poderes
Vereadores aprovam projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em Cuiabá
Texto agora segue para uma segunda votação antes de ser encaminhada à sanção do prefeito
11 de Julho de 2025 as 08h00Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab
09 de Julho de 2025 as 16h00Adversários históricos estarão juntos em 2026
Neri Geller sela apoio a candidatura de Otaviano Pivetta para governador
09 de Julho de 2025 as 11h06Em jantar estratégico, Pivetta sela apoio de Mauro Mendes, Maggi e aliados para 2026
09 de Julho de 2025 as 07h51Campanha ao Senado exigirá foco total de Janaína, avalia Faiad
08 de Julho de 2025 as 14h52Lula não vai sancionar projeto que aumenta bancada de MT
Texto aprovado pelo Congresso em junho aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais
07 de Julho de 2025 as 16h00TJ derruba lei que obrigava Prefeitura em MT a fornecer cannabis
Desembargadores reconheceram que a ausência do estudo de impacto compromete a validade da lei
07 de Julho de 2025 as 12h30