Representividade inédita
Em marco histórico, 3 deputadas assumem mandatos na Assembleia ao mesmo tempo
Política | 11 de Julho de 2025 as 07h 50min
Fonte: Gazeta Digital

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) registra um marco histórico na representatividade feminina. Pela primeira vez, 3 deputadas exercem simultaneamente mandatos na Casa, sendo elas a titular, deputada Janaina Riva (MDB), Professora Graciele (PT) e Valdeniria Dutra (PSB). Gabriele está na cadeira do deputado estadual licenciado Lúdio Cabral (PT) e Valdeniria assumiu na quarta-feira (9) a vaga de Beto Dois a Um (PSB).
Para a deputada Janaina Riva (MDB), o parlamento vive um momento ímpar, com o aumento da presença feminina na legislatura e representatividade. “Elevamos a participação feminina de 4,17%, que é o índice quando estou sozinha no plenário, para 12,50%, um verdadeiro marco. Algumas pautas precisam ser analisadas pelos olhos de quem vive e sente na pele determinadas realidades. Questões como o direito de escolha sobre o tipo de parto, o combate ao feminicídio e a redução da violência doméstica teriam mais vez e voz em Mato Grosso com mais mulheres no parlamento. Espero pelo dia em que haja uma equiparação real, mas não deixo de comemorar o fato de agora sermos 3, mesmo que temporariamente”, destacou Janaina, que está em seu terceiro mandato na Casa.
A deputada em exercício Professora Graciele reforça o simbolismo desse momento e a necessidade da presença feminina. “Vivemos em um estado onde, apesar da força incontestável das mulheres, ainda enfrentamos alguns dos maiores índices de feminicídio e violência doméstica do país. Diante desse cenário, nossa presença nos espaços de formulação de políticas públicas é inegociável. Precisamos ocupar cada vez mais essas instâncias e levar o que realmente importa: a defesa das nossas vidas, a garantia da equidade e a construção de um estado verdadeiramente seguro para todas”, afirmou.
A deputada Valdeniria celebrou a conquista e ressaltou a importância da representatividade feminina na política estadual. Ela enfatizou o avanço das mulheres nos espaços políticos e a necessidade de ampliar ainda mais essa presença. “É uma honra dividir essa responsabilidade com duas grandes guerreiras que também exercem seus mandatos. Estou muito feliz por estar alcançando esse direito para nós mulheres no parlamento. Espero que cada vez mais tenhamos mais vereadoras, deputadas e senadoras, para que possamos conquistar nossos objetivos e fortalecer a voz feminina na política”, disse.
História
Além delas, outras suplentes também exerceram o mandato por meio do rodízio parlamentar: Sheila Klener (PSDB), Sandy de Paula (União), Priscila Dourado (PSB) e Marildes Ferreira (PSB). Com isso, 6 deputadas já passaram pelo mandato na 20ª Legislatura.
Oliva Enciso foi a primeira deputada estadual titular da ALMT (4ª Legislatura - 1959 a 1963). Em seguida, foram titulares Sarita Baracat (9ª Legislatura - 1979 a 1983) e Thais Barbosa (11ª Legislatura - 1987 a 1991). A história registra 11 deputadas titulares e 10 suplentes.
Notícias dos Poderes
Projeto que autoriza 10 armas por cidadão e reduz burocracias avança no Senado
Medida simplifica o processo de aquisição e muda os critérios de antecedentes criminais para a obtenção do registro.
05 de Novembro de 2025 as 08h30Toffoli suspende trecho da Constituição de MT que garantia emendas de bancada da AL
04 de Novembro de 2025 as 16h08Pesquisa encomendada pela RECORD mostra intenções de voto para o governo de MT em 2026
No primeiro cenário estimulado, Wellington Fagundes, do PL, aparece com 42%
04 de Novembro de 2025 as 09h45Mauro Mendes bate o pé e quer que deputados rejeitem aumento salarial do Poder Judiciário
Em que pese ter previsão legal e financeira, governo do estado alega que reforma tributária criou vácuo que no futuro podem transformar o reajuste em bomba relógio
04 de Novembro de 2025 as 08h09Mendes tem 49%; Janaina é opção de 37% e Fávaro tem 20%
Pesquisa é do instituto Real Time Big Data, e ouviu 1.200 pessoas entre sábado (1º) e esta 2ª feira (3)
04 de Novembro de 2025 as 08h25Presidente do TJ diz que não vai recuar de reajuste a servidores
Governo aponta que o reajuste pode gerar um impacto bilionário nos cofres e efeito cascata nos Poderes
04 de Novembro de 2025 as 09h00Wellington Fagundes lidera disputa pelo governo de Mato Grosso, aponta pesquisa
03 de Novembro de 2025 as 14h33TJ aumenta em 150% valor de desapropriação de áreas em cidade de MT
Locais serão usados para ferrovia
03 de Novembro de 2025 as 08h48