Eleições 2016
Dividido e bagunçado, o PT apoia Rosana
Convenção do partido foi marcada por contagem divergente de votos
Política | 01 de Agosto de 2016 as 10h 33min
Fonte: Jamerson Miléski

O PT (Partido dos Trabalhadores), de Sinop sinalizou que estará coligado com o grupo de partidos que sustentam a candidatura de Rosana Martinelli (PR), para prefeita e Gilson de Oliveira (PMDB), de vice. A decisão foi tomada durante a convenção do partido, realizada na manhã de domingo (31), no auditório da CDL Sinop e teve a marca do partido dos trabalhadores: divisão, embate e uma dose de tumulto.
Ao contrário dos demais partidos, em que as decisões referentes à candidaturas e coligações ficam a cargo dos seus dirigentes, no PT cada filiado tem direito a voto. Nessa espécie de eleição interna que antecede o pleito oficial, cada membro do partido tem direito isonômico de opinar – vence a maioria.
No primeiro momento foi votado se o PT teria candidatura própria a prefeito ou se procuraria uma coligação para somar. Sem nomes eminentes dispostos a enfrentar o pleito, os membros do PT decidiram pela coligação. No segundo momento, foi votado com quem.
O ex-secretário de Agricultura, Sérgio Vargas, apresentou um documento encaminhado pelo presidente do PR, José Carlos Ramalho, convidando o PT a compor no projeto da sigla, com Rosana Martinelli para prefeita. Outro integrante do PT disse verbalmente que o candidato pelo PP, Dalton Martini, também estava disposto a compor com o partido. Alguns membros sugeriram ainda que houvesse um contato com o terceiro candidato, Roberto Dorner (PSD), para saber da possibilidade de uma aliança.
O PT acabou votando entre Rosana e Dalton. Na primeira contagem dos votos, o resultado foi 19 a 19 – empate que gerou um leve tumulto. A mesa que presidia a convenção decidiu recontar os votos e o resultado foi 18 a 20, com a maioria apoiando Rosana. O resultado desapontou alguns membros do partido, que questionaram a lisura do processo, uma vez que na ata da convenção havia a assinatura de 36 filiados apenas – 2 a menos que o total de votos.
Apesar do pedido para que uma nova convenção fosse realizada antes do prazo final, que é sexta-feira (5), o presidente do PT Sinop, Julio Cezar da Silva deliberou como válida a decisão, decretando o apoio do partido à Rosana Martinelli.
Embora no cenário político local o PT seja pouco expressivo – elegeu apenas um vereador na história de Sinop – o partido acumula um grande tempo no horário eleitoral gratuito (televisão e rádio), devido ao número de deputados federais eleitos. Isso faz o PT de Sinop um importante aliado, já que pode aumentar o tempo de televisão do candidato com quem estiver coligado.
Notícias dos Poderes
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00