Legislação
Deputados de Sinop vão atualizar a Constituição de Mato Grosso
Dilmar e Baiano integram comissão que reformulará a legislação base do Estado
Política | 08 de Abril de 2016 as 12h 03min
Fonte: Jamerson Miléski

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso irá revisar o conjunto de leis que compõem a base jurídica do Estado. A Constituição Estadual e o Regimento Interno da Assembleia serão atualizadas, organizando e aprimorando a atividade legislativa no Estado. A Constituição de Mato Grosso é do ano de 1989.
A revisão será feita por uma comissão composta por 5 deputados titulares e 5 deputados suplentes. Dos 3 deputados estaduais que Sinop possui na Assembleia, dois participarão desse processo: Dilmar Dal’Bosco (DEM), como titular e Baiano Filho (PSDB), como suplente.
Além da Dilmar, são membros titulares da comissão os deputados Emanuel Pinheiro, Wancley Carvalho, Janaína Riva e Sebastião Rezende. Na suplência estão Pedro Satélite, Dr. Leonardo, Oscar Bezerra, Gilmar Fabris e Baiano Filho.
A comissão especial foi constituída através de ato da presidência da Assembleia, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (8). São duas comissões diferentes, uma para operar as mudanças na Constituição do Estado e outra para adequar o regimento interno da Assembleia Legislativa – ambas com os mesmos membros e prazos. O trabalho dos deputados deve ser concluído em um intervalo de 180 dias.
Cabe a comissão promover a consolidação, adequação e atualização da Constituição do Estado de Mato Grosso, necessária devido a promulgação de várias emendas à Constituição Federal. As alterações, nesse caso, devem apenas seguir o que já está consolidado na esfera federal, além de coibir qualquer norma em desacordo com a carta magna brasileira.
Já os trabalhos relacionados ao Regimento Interno tem como objetivo modernizar a atividade parlamentar no Estado. A Resolução nº 677, que versa sobre o Regimento Interno da Assembleia, é de 20 de dezembro de 2006 – bem mais recente que a Constituição. Sua ultima alteração foi promovida pelo ex-presidente da Assembleia, José Riva.
Cabe aos membros da comissão eleger seus presidentes e relatores para organizar a condução dos trabalhos. O novo conjunto de leis deve estar pronto 4 dias após a eleição municipal, em outubro.
Notícias dos Poderes
Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30Em 1ª votação, Assembleia aprova projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em MT
21 de Agosto de 2025 as 13h20Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09