Salários defesados
Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
Política | 25 de Agosto de 2025 as 07h 24min
Fonte: Unica News

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) protocolou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) um substitutivo integral à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos. O texto, que altera a proposta original de autoria da deputada Janaina Riva (MDB), visa dar mais clareza e transparência às regras de concessão do reajuste salarial anual.
A nova proposta estabelece que a RGA, referente ao período de janeiro a dezembro do ano anterior, será concedida com base em critérios objetivos. Entre os requisitos estão a comprovação de perdas salariais, tendo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) como parâmetro mínimo, e o incremento da receita corrente líquida do estado, respeitando os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual.
“No texto há especificações que dão mais clareza, transparência e equidade para os servidores públicos”, afirmou Botelho.
A proposta de Botelho visa regularizar a situação da data-base e definir de forma clara o percentual de recomposição salarial. A justificativa do projeto reforça que o direito à RGA é garantido pela Constituição Federal de 1988 a todos os servidores, tanto civis quanto militares.
Para que a PEC possa tramitar no Parlamento, o texto precisou de assinaturas de oito deputados estaduais. Além de Botelho, assinaram o documento os parlamentares Max Russi (PSB), Faissal (Cidadania), Fábio Tardin (PSB), Júlio Campos (União), Chico Guarnieri (PRB), Dr. João (MDB) e Carlos Avalone (PSDB).
A medida surge em meio a um intenso debate sobre a defasagem salarial dos servidores. Em uma reunião recente, uma comissão técnica da Assembleia apresentou dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que apontam uma defasagem acumulada de 18,87% pelo INPC e de 19,52% pelo IPCA. Na ocasião, sindicatos defenderam a recomposição imediata dos salários.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30Em 1ª votação, Assembleia aprova projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em MT
21 de Agosto de 2025 as 13h20Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09