UHE Sinop
Definida composição da CPI que vai apurar práticas da usina de Sinop
Investigação foi limitada ao procedimento de enterrar os resíduos da supressão vegetal
Política | 24 de Setembro de 2018 as 17h 52min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop tem uma CPI para investigar se a usina pode ou não enterrar a vegetação que está derrubando. A comissão foi oficialmente constituída na sessão desta segunda-feira (24). Quem presidirá os trabalhos será o vereador Lindomar Guida (MDB). Leonardo Visera (PP), será o relator da CPI. Luciano Chitolina (PSDB), Joacir Testa (PDT) e o autor do pedido para instalação da comissão, Remídio Kuntz (PR), são os demais membros. A comissão tem 60 dias para fazer as apurações e apresentar o relatório.
O objeto que a CPI vai investigar acabou sendo “encolhido”. Inicialmente, o pedido de CPI tratava também das suspeitas de extração ilegal de cascalho para recuperação das estradas utilizadas pela Usina de Sinop. Esse assunto acabou ficando de fora. A CPI concentrará seus trabalhos em apurar se a prática de enterrar folhas, galhos e toras, na área que futuramente será alagada pelo barramento do rio, é ambientalmente correto.
Segundo Remídio Kuntz, autor do pedido de CPI, as denúncias referentes ao cascalho foram tiradas para atender a legalidade da comissão. Reproduzindo a orientação do jurídico da Câmara, Remídio disse que a CPI não poderia ter dois objetos de investigação distintos. Entre o cascalho e as toras enterradas, Remídio achou a segunda mais grave. “Nós fizemos uma visita in loco, conversamos com assentados, fizemos fotos. Constatamos que existem toras com mais de 10 cm de espessura sendo enterradas nesse processo que a usina está fazendo, de remover a vegetação do local onde vai ser o lago. A CPI vai levantar se isso é legal. Acabamos escolhendo por esse assunto por ser mais grave, já que pode impactar a vida de quem vai viver na beira do lago”, explicou Remídio. Ele disse que a questão do cascalho seria mais difícil de comprovar.
A comissão terá autonomia para realizar oitivas, contratar pareceres técnicos e fazer inspeções in loco, afim de apurar especificamente o objeto da denúncia.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00