Sinop
Definida composição da CPI do Esporte
Vereadores vão apurar incentivos concedidos para atletas desde 2005
Política | 05 de Novembro de 2018 as 18h 42min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop definiu os integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instaurada para apurar a aplicação da lei de incentivo ao Esporte. O denunciante principal desse caso, vereador Tony Lennon (MDB), será o presidente da comissão. A relatoria da CPI ficou com o vereador Ícaro Severo (PSDB).
Elegidos como membros da CPI estão os vereadores Remídio Kuntz (PR), Joaninha (MDB), e Joacir Testa (PDT). Os membros da comissão tem 120 dias concluírem os trabalhos, sendo prorrogáveis por mais 60 dias.
Como o prazo da CPI extrapola o exercício 2018, o mais provável é de que as apurações sejam suspensas no período de recesso legislativo – que começa em 17 de dezembro.
A comissão irá apurar todos os recursos transmitidos para atletas, dirigentes ou entidades através da lei 885/2005, conhecida como lei de incentivo ao esporte. A lei funciona de forma similar a lei de incentivo a cultura. Entidades e desportistas precisam desenvolver um projeto, demonstrando os custos e o que será feito com o recurso. A secretaria de Educação, através da coordenadoria de esporte, precisa aprovar esse projeto, levando em conta o interesse desportivo e social. A partir do projeto aprovado, seus desportistas precisam encontrar um “patrocinador”, que dará o dinheiro para o projeto esportivo e, em troca, receberá uma carta de crédito, que pode ser utilizada para abater os impostos municipais (em geral IPTU e ISSQN). Depois de tomar o dinheiro, os esportistas precisam prestar contas das despesas para a coordenadoria de esportes.
Nos últimos 3 anos cerca de R$ 100 mil por ano foram destinados à projetos esportivos em Sinop através da lei de incentivo.
Notícias dos Poderes
Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00Mauro Mendes: China recuou diante dos EUA, agora cabe ao governo Lula negociar solução
Para o governador de MT, Brasil precisa estabelecer diálogo direto com Washington diante da ameaça de taxas de 50%
25 de Julho de 2025 as 13h10Marçal é condenado à inelegibilidade pela terceira vez por ataques à adversários
24 de Julho de 2025 as 08h41Virginia Mendes admite disputar vaga na Câmara Federal, mas que decisão depende da família
22 de Julho de 2025 as 13h42Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41