Eleições 2016
Dalton Martini confirma pré-candidatura a prefeito de Sinop
Vereador atende convocação de Blairo Maggi e afirma não sou candidato a vice
Política | 15 de Junho de 2016 as 16h 36min
Fonte: Jamerson Miléski

A possível terceira via nas eleições municipais de Sinop foi anunciada na noite de ontem, terça-feira (14). Com um discurso firme, marcando posição, o vereador e ex-presidente da Câmara, Dalton Martini (PP), confirmou sua pré-candidatura a prefeito de Sinop. “Sou pré-candidato e essa situação é irreversível”, pontuou Dalton.
O projeto político que desenha a terceira via da eleição municipal foi estimulado pelo senador licenciado, Blairo Maggi, que trocou o PR pelo PP para assumir o Ministério da Agricultura no governo de Michel Temer. Maggi esteve em Sinop participando da Exponop e durante a sua passagem se reuniu com Dalton Martini e outras lideranças do PP municipal. “Pela amizade que temos Blairo incentivou que eu apresentasse o nome para disputar a eleição, como um projeto de unidade para Sinop”, destacou o vereador. Blairo Maggi teria dito que “chegou a hora do Dalton”, referindo-se a eleição de 2016.
Essa não é a primeira vez que Maggi dá sustentação à Dalton em uma eleição. No pleito de 2004, Dalton foi o vice, na chapa que tinha Baiano Filho com candidato a prefeito de Sinop pelo grupo de Maggi, então governador do Estado. Foi derrotado pelo PSDB de Nilson Leitão, mas retornou em 2012 como candidato a vereador. Mesmo estando em partidos diferentes, Maggi apoiou Dalton. “É meu padrinho político”, referendou o vereador.
Segundo Dalton, o PP de Sinop terá autonomia para formar grupo e compor alianças com qualquer partido. A única imposição é de que ele seja o candidato a prefeito. “Esse projeto é para ter candidato a prefeito. O Dalton não será vice de ninguém”, garantiu o pré-candidato.
No pleito passado, Dalton e o PP compuseram o grupo do prefeito eleito Juarez Costa (PMDB) – que hoje trabalha o nome da vice, Rosana Martinelli (PR), para sucessão. Nos últimos dois anos o vereador foi se aproximando do grupo de oposição, apoiou a candidatura do governador Pedro Taques (PSDB) e chegou a conversar com o arco de partidos que apoia a candidatura de Fernando Assunção (PSDB), para prefeito de Sinop. Ou seja, Dalton tem trânsito nos dois lados que polarizam a política municipal.
Além da simpatia dos seus possíveis adversários, Dalton soma ao seu capital político a experiência dos primórdios da Câmara de vereadores. Foi na sua gestão como presidente que se reformulou a Lei orgânica municipal e o regimento interno. Pioneiro de Sinop, Dalton possui uma base política formada pelas lideranças mais antigas da cidade.
No PP, seu partido, estão nomes como o do ex-prefeito de Sinop, Adenir Barbosa, o ex-secretário de saúde do Estado e proprietário de uma emissora de TV, Mauri Rodrigues de Lima, e o empresário Gilmar Pavesi. Todos foram citados por Dalton como apoiadores da sua candidatura a prefeito.
Em seu mandato atual de vereador, Dalton foi presidente da Câmara nos dois primeiros anos (2013-2014), passagem marcada pela implantação da Verba de Natureza Indenizatória, que extinguiu as diárias na Casa de Leis, mas em contrapartida estabeleceu o pagamento mensal de R$ 5 mil por vereador sem a necessidade de prestar contas.
O cenário político
A eleição municipal de Sinop rumava para a polarização. A empresária e vice-prefeita, Rosana Martinelli (PR), é a pré-candidata pelo grupo do atual prefeito, Juarez Costa (PMDB). Nesse arco de alianças estão o PMDB, PR, PT, PV, PROS, Solidariedade, PV e PMB.
Do outro lado, na oposição, estão os partidos alinhados com o grupo do Governador Pedro Taques (PSDB) e do ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão. Após a retirada das pré-candidaturas do presidente da OAB Sinop, Felipe Guerra, do ex-deputado Dilceu Dal’Bosco e do deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), o nome mais cotado para encabeçar o grupo é o do vereador Fernando Assunção (PSDB). O projeto político conta com os partidos PSDB, DEM, PTB, PPS, PSC, PSD, PSB e PRB.
O anúncio de Dalton Martini traz um terceiro e adormecido grupo de volta ao cenário, o do senador Blairo Maggi. Nas últimas duas eleições municipais o mega produtor de soja e ex-governador esteve com o prefeito Juarez Costa. A candidatura de Dalton passa pelo projeto de reestruturação das bases políticas de Blairo.
O PDT também anunciou que terá pré-candidato a prefeito, mas ainda não definiu quem. O partido opera com 4 possíveis nomes, tendo como grande guru político o deputado estadual Zeca Viana.
Por fim, o cenário de Sinop no pleito de 2016 conta com a pré-candidatura de Ari Daher pelo PHS.
Notícias dos Poderes
Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06