Mato Grosso
CPI da Sonegação investigará indústria de liminares
Política | 02 de Dezembro de 2015 as 16h 03min
Fonte: Janaiara Soares
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e Sonegação Fiscal aprovou na reunião desta terça-feira (01), um requerimento a Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) onde é solicitada uma lista de empresas que estão atuando com Regime Especial em Mato Grosso a partir de liminares. O principal foco da investigação é apurar se há uma indústria de liminares no Estado e quais os prejuízos causados ao erário.
“O que vem acontecendo muito é que a Sefaz contesta algumas empresas sobre o Regime Especial e suspende esse beneficio. Essas empresas entram na Justiça e conseguem essa concessão através de liminar, e existe hoje uma indústria de liminares, é isso que vamos investigar”, explicou Zé do Pátio (SD) presidente da CPI.
O responsável pela relatoria do Regime Especial na CPI, deputado estadual Wilson Santos (PSDB), explicou que muitas entidades estão sendo beneficiadas de forma irregular com Regime Especial e que há empresas trabalhando com 100% de suspensão de pagamento de ICMS.
“São grandes empresas com privilégios tributários que trazem prejuízos ao erário. Deveriam praticar contrapartida e não fizeram. Sonegaram e feriram ao erário. Estão navegando em águas turvas da sonegação fiscal. Quando a Sefaz fecha o cerco elas recorrem à justiça", completou o tucano.
Recesso parlamentar
Também foi aprovado durante a reunião um requerimento a Mesa Diretora da Casa, solicitando a suspensão de contagem de tempo da CPI durante o fechamento do prédio da Assembleia Legislativa para recesso e reforma.
“Nossa intenção era trabalhar durante o Natal e Ano Novo, mas como haverá o fechamento da Casa para recesso e para a reforma estamos pedindo que o prazo da CPI seja suspenso para que não haja prejuízos na investigação", explicou Pátio.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30