Saúde
Comissão entrega relatórios dos hospitais públicos
Deputados visitaram 13 hospitais e unidades de saúde geridas pela Secretaria de Saúde
Política | 24 de Outubro de 2019 as 10h 26min
Fonte: RENATA NEVES / Assessoria Núcleo Social ALMT

Os relatórios das visitas técnicas realizadas em 2019 pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso foram entregues oficialmente ao presidente da Casa de Leis, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), e aos demais deputados durante sessão plenária realizada na noite desta terça-feira (22) e apresentados durante reunião ordinária da comissão na quarta-feira (23).
De abril a outubro, a Comissão de Saúde visitou 13 hospitais e unidades geridas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em 11 municípios mato-grossenses. São eles: Barra do Bugres, Cáceres, Rondonópolis, Várzea Grande, Água Boa, Cuiabá, Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Colíder e Peixoto de Azevedo. Em todos os locais foram verificadas as condições estruturais (parte física e equipamentos), a situação financeira e os serviços/atendimentos oferecidos aos cidadãos.
Os relatórios entregues pela comissão contêm fotos e informações detalhadas de cada unidade visitada, bem como uma análise dos atendimentos ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade ofertados na região em que a unidade se encontra. Apresentam ainda dados sobre a distribuição de leitos, de equipamentos sob gestão estadual e municipal, mortalidade infantil, cobertura de atenção primária, entre outros, de modo a fornecer um panorama geral do cenário encontrado nos municípios e regiões visitados pela comissão.
Ao final de cada relatório, a comissão apresenta sugestões de medidas a serem tomadas pelo governo do estado para solucionar as demandas constatadas e melhorar a qualidade dos atendimentos de saúde ofertados à população.
As visitas técnicas concretizam o compromisso firmado no início do ano pelos deputados que compõem a comissão, de não limitar os trabalhos apenas às reuniões ordinárias realizadas na Casa de Leis. “Desde o momento em que tomamos posse na Assembleia tínhamos um foco de trabalho e cumprimos a nossa meta. Conseguimos promover várias ações pontuais e ações macro. Quero agradecer o empenho de toda a equipe técnica da Comissão de Saúde, dos deputados e de todos os servidores que dedicaram praticamente um ano a realizar todo esse trabalho técnico de certificação de tudo o que foi visto nessas visitas”, declarou o presidente da comissão, Paulo Araújo (PP).
Conforme o parlamentar, os relatórios serão entregues nos próximos dias ao governo do estado para que sejam tomadas as medidas necessárias e também poderão servir de base para apresentação de emendas parlamentares ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
“Esses relatórios estão sendo apresentados em um momento extremamente oportuno, em que estamos discutindo o orçamento, e sabemos que cada deputado pode indicar emendas e também remanejar recursos financeiros dentro da LOA. Os relatórios reproduzem na íntegra a situação de cada unidade que visitamos, por isso eu convido os deputados que quiserem fazer um tour pela saúde a lerem os documentos”, frisou.
O vice-presidente da comissão, deputado Lúdio Cabral (PT), reforçou a importância das visitas técnicas. “Foi muito importante para conhecer in loco a realidade, para ouvir dos trabalhadores os problemas, para dialogar com a população e para levantar subsídios para a nossa atuação parlamentar, especialmente agora que a gente vai discutir o orçamento. Os relatórios trazem uma síntese dos problemas, inclusive para orientar os deputados na alocação de recursos no debate do orçamento”.
O deputado Dr. Gimenez (PV) chamou a atenção para a necessidade de criação de políticas públicas de saúde. “Todo deputado que quiser saber sobre o histórico de saúde no estado nos hospitais regionais e outras unidades de saúde terão que ler esses relatórios. O importante é que os deputados se informem e que isso sirva de base para o estabelecimento de politicas públicas de saúde no estado”, disse.
Visitas técnicas continuam
Após a conclusão do primeiro cronograma, a Comissão de Saúde dará continuidade às visitas técnicas. A próxima unidade visitada será o Hospital Geral de Poconé, no dia 5 de novembro.
Regulação – Por sugestão do deputado Lúdio Cabral, a Comissão de Saúde irá convidar os secretários de Saúde do estado, Gilberto Figueiredo, e de Cuiabá, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, bem como os responsáveis pela regulação, para discutir o complexo regulador.
Segundo o parlamentar, a sugestão partiu da constatação feita por ele durante uma visita, de que praticamente 70% dos leitos da Santa Casa estão ociosos. “A ideia é chamar os responsáveis pela regulação tanto do estado quanto de Cuiabá, porque a gestão do complexo regulador é feita em parceria entre estado e município, para discutirmos a forma como a regulação tem funcionado e fazermos questionamentos sobre o porquê de ter gente na fila aguardando atendimento, enquanto há leitos ociosos no sistema”.
Projetos
Durante a reunião foram aprovados pareceres favoráveis aos projetos de lei 142/2019, 304/2019, 489/2019, 494/2019, 908/2019, 915/2019, 959/2019, 970/2019, 982/2019, 984/2019, 987/2019, 990/2019, 1013/2019, 1030/2019, 1037/2019, 1048/2019 e 1067/2019 e ao projeto de resolução 271/2019. Também foram aprovados pareceres contrários aos projetos de lei 862/2019 e 926/2019.
Notícias dos Poderes
Virginia Mendes admite disputar vaga na Câmara Federal, mas que decisão depende da família
22 de Julho de 2025 as 13h42Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49