Sinop
Comissão de vereadores irá apurar situação do Hospital Regional
Atrasos de salários e vales alimentação serão averiguados pelos vereadores
Política | 07 de Junho de 2016 as 17h 16min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma sequência de queixas recebidas pelos vereadores de Sinop motivou a Câmara municipal a formar uma comissão especial para apurar o desrespeito às normas trabalhistas no Hospital Regional de Sinop. A Comissão tem caráter provisório, foi instituída na sessão desta segunda-feira (6) e tem como membros os vereadores: Dalton Martini (PP), Francisco Specian (PMDB), Júlio Dias (DEM), Fernando Assunção (PSDB) e Fernando Brandão (PR). O presidente e o relator da comissão serão definidos entre os membros.
A comissão foi solicitada pelo vereador Edilson Rocha Ribeiro, Ticola (PMDB), mas as denúncias mais contundentes que levaram a ela foram proferidas por Brandão. O vereador do PR disse em tribuna que recebeu mais de 10 cartas de funcionários do Hospital relatando atrasos no pagamento de salários e dos vale alimentação. Conforme Brandão, os servidores do Regional narram que estão começando a receber o salário relativo ao mês de abril agora, em junho. Já o vale alimentação, um benefício de R$ 160,00 por mês, está atrasado desde janeiro. “Também existem relatos de funcionários com duas férias vencidas que não conseguem tirar e denúncia de que o FGTS não é recolhido há mais de um ano”, pontuou Brandão. Segundo o vereador, muitos servidores tem medo de retaliações por parte da gestão, por isso mantem-se no anonimato.
O assunto também foi comentado por Nevaldir Graf, Ticha (PMDB), que fez um contraponto entre o que o governo do estado prega e o que ele faz. “O governo não recolhe o FGTS dos servidores do Hospital e quer cobrar imposto da soja, dobrar o Fethab e aumentar o ICMS das empresas. É um contrassenso”, pontuou Ticha.
A comissão terá a função de averiguar a situação dos repasses do governo do Estado para a Fundação de Saúde Comunitária Sinop (Santo Antônio), que administra o Hospital estão ocorrendo conforme o acordado em contrato. Também será apurado o respeito aos diretos trabalhistas dos servidores e a forma como é realizado o pagamento dos salários. A preocupação é de que a negligência com o funcionalismo do Hospital desmotive os profissionais da saúde, causando reflexos negativos no atendimento público.
Notícias dos Poderes
Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06