Santa Carmem
Coligação pede impugnação da candidatura de prefeito
Irregularidades em reforma de escola e lesão aos cofres públicos comprometem a candidatura
Política | 18 de Agosto de 2016 as 21h 35min
Fonte: Jamerson Mileski

O ex-prefeito de Santa Carmem e candidato a prefeito na eleição de 2016, Rudimar Camassola (PSDB), terá que comprovar que está apto a disputar o pleito desse ano. A Coligação “É a Gente da Gente Construindo o Futuro”, adversária do ex-prefeito, apresentou no último dia 15 de agosto, um pedido de impugnação à candidatura de Camassola. A coligação sustenta que o ex-prefeito possui pendências legais, insanáveis, que tiram a condição de ser candidato.
Camassola foi prefeito de Santa Carmem entre os anos de 2005 e 2008. Nesse período, no ano de 2007, firmou um convênio com o Governo do Estado, para a reforma de uma escola estadual. A obra, que se arrastou por 3 anos, atravessando inclusive o mandato de Camassola, acumula irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público de Contas.
A reforma foi objeto de uma Tomada de Contas Especial. O TCE apontou que o ex-prefeito realizou pagamentos para a empresa contratada sem que as obras correspondentes fossem executadas. Ou seja, pagou antes do serviço estar pronto. O prazo do contrato foi prorrogado por 8 vezes e no final, a empresa rompeu o compromisso com o município antes de concluir a execução das obras. O então prefeito, Rudimar Camassalo, assinou o cancelamento do contrato sem sequer aplicar multa a empresa.
Em sua defesa, o ex-prefeito disse ao TCE que houveram alterações na obra, impostas pelos engenheiros da SEDUC (Secretaria Estadual de Educação), e que os pagamentos foram feitos de acordo com a orientação dos mesmos.
O TCE refutou a defesa, frisando que o convênio estabelecia a responsabilidade do município de fiscalizar a obra, acompanhar a execução e fazer os pagamentos. “Levando em conta que houve 7 prorrogações de prazo, vigorando o Convênio de 28/12/2007 a 31/08/2010, sem contar que houve requerimento da 8ª prorrogação, o qual foi indeferida, saliento que 3 anos para realização de uma ‘reforma geral’ da Escola Estadual (não se trata nem de ‘construção’) é um prazo que excede o limite da razoabilidade, demonstrando, assim, uma ausência de acompanhamento da execução da obra por parte da Prefeitura Municipal e um descaso para com a aplicação do dinheiro público, a sociedade e os alunos locais”, relatou o Tribunal de Contas do Estado, acompanhado o relatório do Ministério Público de Contas.
O TCE condenou Camassola por dano ao erário público e por enriquecimento ilícito da empresa responsável pela execução das obras. O ex-prefeito foi multado em R$ 21,4 mil, valor que deve ser corrigido.
Segundo o advogado autor do pedido de impugnação, Rodrigo Cyrineu, a reprovação das contas do convênio firmado pelo ex-gestor pelo tribunal responsável – que é o TCE – tornam o candidato inelegível. O advogado sustenta a afirmação com a alínea “g” do inciso I do artigo 1º da LC nº. 64/1990. O trecho que versa sobre os candidatos que devem ser classificados como inelegíveis, inclui: “os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 anos seguintes, contados a partir da data da decisão, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição”. É exatamente o caso do ex-prefeito.
A justiça eleitoral deve analisar o pleito. A coligação pediu o julgamento antecipado do pedido, uma vez que as provas listadas na inicial são suficientes para impugnar a candidatura.
Caso a justiça acate o pedido, Camassola fica impedido de disputar a eleição de 2016 e só poderá ser candidato a prefeito novamente em 2024.
Notícias dos Poderes
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00