Alerta
Caos da saúde pode levar a intervenção federal em Mato Grosso
Desembargador destaca que vários pacientes têm ficado sem remédios por inércia do Estado
Política | 05 de Dezembro de 2017 as 08h 58min
Fonte: Redação

O desembargador Sebastião de Moraes Filho, em uma decisão relativa ao fornecimento de remédios para uma paciente de Lúpus Eritematoso Sistêmico, determinou que o Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Saúde (SES), deve fornecer o medicamento Cellcept, sob o risco de sofrer até mesmo uma intervenção federal, em caso de descumprimento.
A decisão, do último dia 30, determina que, tendo em vista que o Governo não possui o medicamento em seus estoques, providencie o remédio imediatamente.
O magistrado ainda mandou o oficial fazer pessoalmente a intimação do secretário de Saúde, Luiz Soares. “Assim, determino a intimação da impetrante para que junte aos autos receituário médico atualizado, bem como três orçamentos, com urgência”, diz a decisão.
O desembargador deu ainda o prazo de 48 horas para o secretário se manifestar no processo sobre o cumprimento da decisão. Em setembro deste ano, o chefe da pasta chegou inclusive a ser preso, após descumprir uma decisão judicial de fornecimento de medicamentos a um paciente de Nova Canaã do Norte.
Luiz Soares foi solto logo em seguida por decisão do Tribunal de Justiça. “Alerte-se o senhor Secretário que diante da incomunicabilidade da justiça para com a rede de saúde, em razão de suas ordens, sua inércia e ou omissão poderá caracterizar, em tese, crime de desobediência, prevaricação ou responsabilidade, sem prejuízo ainda da configuração de ato de improbidade administrativa e da decretação de intervenção federal nos moldes da Constituição Federal e Regimento interno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso”, diz a decisão do desembargador.
A caixa do medicamento Cellcept com 50 comprimidos custa cerca de R$ 1 mil. Ele é indicado para evitar a rejeição de órgãos transplantados, além de também ser usado no tratamento de algumas doenças autoimunes, como o Lúpus. Outra aplicabilidade do remédio é em casos de doenças renais.
Notícias dos Poderes
Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02