Eleição suplementar
Candidatura de Leitão ao Senado será oficializada em Sinop
PSDB decidiu realizar a convenção do partido fora da capital
Política | 11 de Março de 2020 as 10h 14min
Fonte: Jamerson Miléski

Pela primeira vez na história, a convenção de um partido para determinar uma candidatura estadual será realizada fora da capital Cuiabá. O PSDB escolheu a cidade de Sinop para sediar a convenção que anunciará o candidato do partido para a eleição suplementar que irá eleger o novo senador de Mato Grosso.
A convenção será na quinta-feira (12), na Câmara de vereadores de Sinop. Arrastar a convenção do partido para o interior reforça o discurso que o candidato da sigla deve empunhar ao longo da curta campanha: “Chegou a vez de Sinop ter um senador”.
A fala é do ex-prefeito e ex-deputado federal, Nilson Leitão (PSDB). Sua candidatura ao Senado deve ser homologada na convenção dessa quinta-feira. Ele disputou o mesmo cargo em 2018, quando somou 330 mil votos – que lhe garantiram a 5ª colocação na disputa.
Leitão – e também o PSDB – tem sustentado que a candidatura é mais que um projeto político: é uma causa regional. Sua candidatura já conta com o endosso de 12 prefeitos do interior – incluindo da prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PL), sua adversária em pleitos anteriores. “Todas as regiões contribuem com o desenvolvimento de Mato Grosso, mas nem todas participam desse desenvolvimento. Somente a minha região, o Nortão, possui mais de 1,2 milhão de habitantes e mais de 750 mil eleitores, e gera cerca de 40% de todas as riquezas produzidas pelo Estado, mas nunca conseguiu eleger um senador. Minha candidatura vai corrigir essa distorção e essa desigualdade regional”, afirmou Leitão.
São esperados na convenção do PSDB em Sinop prefeitos como Terezinha Guedes, do Democratas, de Nova Santa Helena; Rubão, prefeito de Nova Canaã (PDT); Ari Lafin e Francis Maris (ambos do PSDB), de Sorriso e Cáceres.
Os prefeitos Maurício Souza (Peixoto de Azevedo), Altamir Kuerten (Cláudia), Pedro Ferronato (Ipiranga do Norte), Adalto Zago (Apiacás) e Rafael Pavei (Feliz Natal), todos do PSDB, também se propuseram a coordenar a campanha de Nilson em suas respectivas regiões.
Notícias dos Poderes
Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49